Mitos e verdades sobre a progressiva

O cabeleireiro Alan Vivian responde as principais dúvidas sobre o procedimento e explica o que é verdade e o que é mentira

O que é verdade e mentira sobre as progressivas?

A progressiva é um dos procedimentos de beleza mais populares no Brasil. No entanto, existem muitos mitos e verdades sobre os cabelos com esse procedimento e dúvidas sobre os cuidados com os fios. O cabeleireiro e colorista Alan Vivian, conhecido no TikTok por dar dicas de como cuidar das mechas, responde a todas essas dúvidas.

Arquivo pessoal

Existe progressiva sem formol?

Sim. Desde 2009, o formol é proibido pela Anvisa, por isso o mercado precisou se reinventar. Nós, no salão, trabalhamos com progressivas ácidas e apenas com uma de nossa confiança, por ela ter registro na Anvisa e ser regularizada.

Progressiva hidrata o cabelo?

Não! Muito pelo contrário, ela desidrata o fio quase por completo e sela ele. Por isso, principalmente cabelos com progressiva precisam usar produtos de alta performance por conta dessa selagem. Precisa ter nanotecnologia e ela não é barata, se a pessoa vai fazer um alisamento, ela já tem que estar consciente que ela vai ter que gastar um pouquinho mais com produtos, para manter o cabelo saudável.

A progressiva estraga o cabelo a longo prazo?

A longo prazo, a progressiva pode sim estragar o cabelo, é um procedimento assim como a descoloração. A progressiva visa mexer na estrutura do final, sendo assim ela acaba enfraquecendo essa estrutura, porque ela injeta aminoácidos na fibra para tensionar a criação desse novo formato, e quando você passa prancha, tudo que existe de água e gordura no fio são retiradas, selando a mecha.

A progressiva estraga o cabelo a longo prazo?

Por isso, se a pessoa precisa cuidar do cabelo em casa, com linhas pós-química e quem vai cuidar de um cabelo com progressiva, também pode usar as mesmas linhas de quem usa tem o cabelo loiro, com os mesmos ativos, porque precisa ser feita toda essa reposição no fio alisado também. Se não cuidar a longo prazo pode quebrar sim o fio, pode ficar bem prejudicado.

Quais cuidados são necessários para cabelos com progressiva?

O mesmo cuidado para um cabelo loiro descolorido. Produtos de pós-química, eles vão ter os mesmos ativos ali dentro, com o intuito de tratamento, repondo gorduras, aminoácidos e água.

É possível ter um loiro bonito com progressiva

Sim, mas com alguns cuidados, eu sempre digo para as minhas clientes, se elas escolherem ter só o loiro, elas podem escolher o tom. Entretanto, se elas querem ter com loiro com progressiva, quem vai escolher o tom sou eu. Porque a selagem dificulta na abertura das mechas, no clareamento do cabelo. Por esse motivo, geralmente quem faz progressiva não consegue alcançar loiros muito claros, tons mais dourados são mais adequados, desda forma não precisamos agredir tanto o cabelo. Além de escolher o tom certo, é preciso reforçar a importância de se manter os cuidados em casa, a cliente também vai precisar usar essas mesmas linhas de cabelo loiro, mesmo tendo alisamento.

Cabelo com progressiva só pode fazer corte reto?

O cabelo com progressiva pode fazer tanto corte em V, como o corte reto. A única coisa que eu sempre alerto as minhas clientes é que como o cabelo ele fica com a ponta mais espichada, a gente faz um corte mais repicado, as camadas podem ficar com um aspecto de cabelo quebrado na ponta, mas cortes com bases retas podem ser feitos tranquilidade. Só não oriento é fazer muitas camadas, criando muita ponta no cabelo, porque realmente isso pode dar um aspecto de cabelo quebrado.

Qual a diferença entre progressiva ou botox e selagem?

Basicamente são o mesmo produto manipulado de forma diferente. Também vária a concentração dentro do produto. Além do tempo que deixa aplicado no cabelo, o tanto de passada, de chapinha que faz no cabelo, mas basicamente a química é a mesma dos três.

Quer mais?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal no Telegram. Clique no link para entrar no grupo.

Ainda não acabou!

Siga também o perfil geral do Portal iG.