Conheça os principais mitos e verdades sobre cuidados com os cabelos no inverno

Com a chegada das temperaturas mais amenas, os cabelos precisam de uma atenção especial. Segundo a coordenadora do curso de Estética e Cosmética da Cruzeiro do Sul Virtual, Pamela Barbosa Arantes, no geral, precisamos lavar o cabelo todos os dias, com o shampoo e condicionador adequado para cada pessoa.

Conheça os principais mitos e verdades sobre cuidados com os cabelos no inverno

Importante lembrar que as madeixas demandam cuidados em todas as estações, mas como os hábitos e rotina mudam bastante durante o inverno, os cabelos acabam sofrendo com essa mudança. Para ajudar nessa rotina, Pamela Barbosa, esclareceu as dúvidas mais frequentes entre as mulheres sobre este tema. Confira!

É mais comum ter caspa, irritação e descamação no couro cabeludo nos dias mais frios?

Verdade! A pele no inverno tende a ficar mais ressecada, e isso leva a coceiras e possíveis descamações. “Nesta época, tomamos banhos mais quentes e hidratamos os cabelos menos do que o necessário. Uma dica essencial é ingerir bastante água, evitar banhos muito quentes e o uso excessivo do secador”, aponta a especialista.

É normal o cabelo cair mais no inverno?

Mito! “Não perdermos mais cabelos no inverno, mas o fato de não lavarmos todos os dias, nos dá a impressão de que ele está caindo mais que o habitual durante a próxima lavagem ou escovação. A quantidade média de cabelos que caem por dia precisa ser a mesma em qualquer época do ano, de 80 a 100 fios”, alerta.

Lavar os cabelos todos os dias faz mal?

Mito! Lavar o cabelo todo dia é uma higiene como outra qualquer e não traz prejuízos aos fios, mas precisamos ter cuidado com o uso excessivo do secador e com a temperatura da água. “Opte por lavá-los com água morna, pois a quente desidrata os fios. Como já mencionado, esse hábito ajuda a aumentar a produção de oleosidade no couro cabeludo, o que gera danos aos fios”.

É adequado dormir com o cabelo molhado?

Mito! O ideal é secar bem a raiz do cabelo e remover o excesso de água da haste para evitar proliferação de fungos e bactérias. Dormir com o cabelo molhado pode ocasionar caspas, quedas e seborreia, além de causar danos à saúde, como dores de garganta.

Já que preciso lavar o cabelo diariamente, o que faço com o secador e chapinha?

“A dica que dou é de primeiro retirar a umidade do cabelo com a toalha, desembaraçar, usar um protetor térmico e só depois secar o cabelo. Na hora de passar a prancha, primeiro tome o cuidado de aplicar um produto que proteja os fios do calor excessivo”.

Devo hidratar meu cabelo 1 vez por semana?

Depende do produto que está sendo utilizado, mas em geral deve-se realizar uma hidratação semanal. Cabelos com química tem uma estrutura da haste capilar mais danificada, e por isso, são mais opacos, secos e quebradiços, o que requer ainda mais hidratação, não só semanal e com produtos específicos para esse tipo de fio.

Preciso cortar as pontas todos os meses?

“Isso é muito relativo, pois depende de cada tipo de cabelo e os hábitos diários da pessoa. No geral, as pontas precisam ser aparadas a cada 3 meses, pois isso auxilia no crescimento mais forte e saudável do cabelo”, cita.

O que fazer quando não sei cuidar do meu cabelo?

Por fim, a docente explica que em caso de dúvidas ou alterações em relação a queda, oleosidade ou qualquer outro problema, o ideal é sempre procurar um terapeuta capilar ou um dermatologista para uma avaliação detalhada, por meio de exames e um diagnóstico adequado

Quer mais?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal do Telegram. Clique no link para entrar no grupo!

Ainda não acabou!

Siga também o portal do iG.