7 dicas para cuidar da pele no inverno

Com a chegada do inverno, o cuidado com a pele se torna ainda mais essencial. Para entendermos um pouco mais sobre esse tema, a biomédica Suellen Lima, da Vialaser, listou sete dicas gerais para tratar da pele no inverno. Bora aprender?

1) Evite banhos muito quentes e demorados

A pele possui uma barreira de proteção em cima da epiderme e a água quente retira parte dessa barreira. Os lipídios (tecido fino de gordura) também são afetados e essa “remoção” provoca ressecamento, além de deixar a pele com um aspecto mais grosso e áspero.

2) Beba mais líquidos, especialmente água

A água ajuda a manter a umidade da pele, deixando-a mais luminosa e macia, além de viabilizar a manutenção da estrutura e revestimento da pele.

3) Tenha uma alimentação diversa em vegetais, especialmente aqueles ricos em vitaminas e minerais

Os minerais têm ação cicatrizante, controlam a oleosidade e combatem inflamações. Já as vitaminas melhoram a hidratação da pele, além de estimular a produção de colágeno e elastina - principal proteína estrutural das fibras elásticas da pele.

4) Invista em um bom filtro solar

Protetores para a pele negra têm consistência leve e seca. Para evitar o efeito esbranquiçado, aposte em protetores a base de água com pigmentos - que costumam ter dupla proteção, pois além do sol, protegem também da luz visível emitida por lâmpadas, smartphones, televisão e computadores, por exemplo.

5) Use um bom hidratante corporal

Opções à base de ureia são uma boa pedida porque conseguem manter o aporte aquático na pele por mais tempo. No caso dos cotovelos e joelhos, óleo de uva, amêndoas ou macadâmia são uma boa opção porque, além de facilmente absorvidos, ajudam a recuperar o equilíbrio de oleosidade;

6) Prefira roupas de tecidos naturais

Fibras sintéticas impedem a transpiração adequada. Já os tecidos naturais deixam a pele respirar, deixando-a mais saudável.

7) Consulte um especialista!

Cada pele é única, e um especialista pode te ajudar a atingir os resultados desejados.

Quer mais?

Agora você pode acompanhar todo o conteúdo do iG Delas pelo nosso Telegram. Clique no link para entrar no grupo!

Ainda não acabou!

Siga também o perfil geral do portal iG!