9 mitos e verdades sobre a chapinha e o secador

A cabeleireira Laiane Fuentes ensina a como usar às fontes de calor e manter um cabelo saudável

Fontes de calor, amigas ou inimigas?

Apesar de serem grandes aliadas, as fontes que calor quando não usadas da maneira correta podem prejudicar e muito o cabelo. Para não cometer erros, a empresária e cabeleireira Laiane Fuentes, proprietária da Fast Escova Mooca, esclarece o que é verdade e o que é mentira sobre o uso do secador e da chapinha.

Está tudo bem fazer chapinha no cabelo sujo

Mentira! Pode até parecer inofensivo, mas usar chapinha com cabelo sujo é perigoso, pois o cabelo fica com resíduo de cremes e óleo, e isso pode “fritar” o cabelo.

É necessário secar o cabelo antes de usar a chapinha

Verdade! Essa é uma etapa ignorada por muitas, secar o cabelo antes de usar a chapinha é de extrema importância para não queimar as mechas do cabelo.

Chapinha prejudica o cabelo

Verdade! O uso das pranchas em excesso pode causar queda de cabelo e queimar as mechas. Por isso não é recomendado fazer o uso dela diariamente e sempre usar protetores térmicos.

O protetor térmico é indispensável

Verdade! Como falado anteriormente, o protetor térmico é extremamente importante para proteção dos fios, pois ele evita que cabelo seja danificado pelas altas temperaturas das fontes de calor.

Passar a prancha devagar nas mechas melhora o alisamento

Verdade! Além de melhorar o alisamento, passar devagar é mais seguro e evita queimaduras.

Usar o secador muito perto do cabelo faz mal

Verdade! Temperaturas altas prejudicam os fios, por isso é importante não aproximar muito o secador no cabelo e investir nos que possuem proteção íon.

Secar o cabelo diariamente com secador danífica o cabelo

Mentira! Mas só com os cuidados corretos, como falado nos tópicos anteriores, para um uso seguro é preciso usar protetores térmicos e evitar colocar o secador muito perto do cabelo.

O ideal é secar primeiro o cabelo com uma toalha antes do secador

Verdade! Exatamente, é sempre recomendado tirar o excesso de água antes de usar fontes de calor.

Produtos termoativados são a mesma coisa que protetor térmico

Mentira! Cuidado, apesar de terem nomes parecidos, os produtos são diferentes, os termoativados só são ativados com fontes de calor.

Quer mais?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal no Telegram. Clique no link para entrar no grupo.

Ainda não acabou!

Siga também o perfil geral do Portal iG.