Madeixas longas e saudáveis: saiba como acelerar o crescimento dos cabelos

Para acelerar o processo, é essencial conhecer quais são os fatores que ajudam e impedem o crescimento dos cabelos. Texto do alto astral.

Como anda o projeto Rapunzel por aí?

Bateu o arrependimento depois de cortar os fios? Confira as dicas da cosmetologista Heloisa Olivan de como fazer o cabelo crescer mais rápido.

Cuidados com o couro cabeludo

Tratar o couro cabeludo é o primeiro passo para ter um cabelo saudável, pois ele é uma estrutura viva e cheia de particularidades que poderão ser determinantes para o possível aparecimento de disfunções capilares que afetam o crescimento e espessura dos fios.

Reprodução/Youtube

A primeira regra de ouro

Conhecer o seu tipo de cabelo. Cada um exige cuidados específicos de acordo com a anatomia dos fios, químicas e estilo de vida. Portanto, escolher o produto correto é fundamental para ter cabelos saudáveis e higienizados corretamente.

Pinterest

Uso correto do xampu

A profissional esclarece ainda que o shampoo deve ser aplicado somente na raiz e espalhado em movimentos suaves com as pontas dos dedos, visto que se o processo for muito bruto, pode fragilizar os fios e favorecer ainda mais a quebra.

shutterstock

Não dispense o condicionador

Para ter os cabelos sedosos e fortes é condicioná-los bem após a lavagem. O produto deve ser aplicado no comprimento e pontas dos cabelos apenas, já que ele fecha as cutículas dos fios — abertas pela ação do shampoo no momento da lavagem. Ou seja, deixe-o longe do couro cabeludo para evitar problemas como a oleosidade.

iStock

Óleo de rícino

O óleo de rícino combate infecções e o crescimento de bactérias e fungos que podem impedir o crescimento capilar. "Ele pode auxiliar no crescimento dos fios, prevenir a queda precoce, ativar a circulação do couro cabeludo, equilibrar a oleosidade, reduzir a coceira e descamação e ajudar a manter a hidratação dos fios", diz a especialista.

Reprodução%3A Alto Astral

Produtos naturais

Óleos vegetais, como de oliva, coco, jojoba ajudam a manter os cabelos hidratados e bem nutridos.

Redação João Bidu

Cuide da ansiedade e estresse

O emocional desempenha um papel fundamental no crescimento dos cabelos e viver numa montanha-russa de sentimentos pode ser um gatilho para que a queda se instale.

Redação João Bidu

Exercícios físicos e qualidade no sono

Fazer exercícios e uma boa noite de sono não só melhoram a qualidade e crescimento do cabelo, como também reduzem a depressão e a deterioração cognitiva, produzindo efeitos positivos no humor e autoestima.

Redação João Bidu

Alimentação balanceada

Os cabelos são formados, basicamente, por queratina, que é uma proteína. Portanto, caprichar no prato também faz bem para os fios! Aposte no consumo de alimentos ricos nesse nutriente, como peixe, frango, carne magra, ovos e feijão.

Divulgação

Beba água

Além disso, lembre-se de manter a hidratação do organismo em dia. Esse hábito não é importante apenas para a saúde dos fios especificamente, mas para o corpo como um todo. Capriche!

Michele Sensitiva