5 cuidados diários para manter as tranças afro

Veja como manter as suas tranças bonitas por mais tempo

Lavagem semanal

As tranças afro precisam ser lavadas pelo menos uma vez por semana para evitar o acúmulo de suor, sujeira e a oleosidade. Não é aconselhável lavar com muita frequência. Isso pode gerar frizz e desgastar rapidamente o penteado. Aplique o xampu diluído apenas nas raízes e enxágue bastante. Não aplique condicionador ou cremes. Eles fazem as tranças escorregarem.

Reprodução/ Instagram

Shampoo detox

Na hora de lavar o cabelo escolha shampoos detox, que limpam profundamente a raiz, mas não resseca. Esfregue bem o couro cabeludo e de forma delicada, para não desfazer as tranças, passe o produto no restante cabelo.

afroo_tranca

Produtos à base de óleos naturais

Outra opção para cuidar das tranças afro são os produtos à base de óleo. Eles são importantes para selar as cutículas das madeixas e diminuir o frizz. Escolha sempre os mais naturais como: óleo de coco, oliva, argan, mirra, canela e de cálamo. Esses óleos são hidratantes, nutritivos, reparadores, tonificantes e dão brilho, maciez e força aos fios.

Instagram

Hidrate a raiz do cabelo

É fundamental manter a hidratação da raiz em dia para que os fios fiquem saudáveis. Para a raiz, prefira produtos levas e que sejam à base de água. Também pode borrifar um pouco do spray condicionante nas tranças, mas lembre-se de não exagerar na quantidade. Esse passo deve ser feito em dias alternados.Para um melhor resultado, é possível fazer uma automassagem, fazendo movimentos circulares de forma delicada, assim aumenta a vascularização da área e os fios vão crescer mais fortes.

Instagram

Faça manutenções

Fazer manutenções regulares ajuda a manter as tranças afro bonitas. Com o passar dos dias, as tranças vão ficando frouxas e algumas partes podem se soltar, por isso é importante arrumá-las.

Reprodução/Instagram

Não fique muito tempo com as tranças

Uma dica fundamental é: não fique tanto tempo com os fios trançados. É muito importante que a raiz do cabelo descanse e se restabeleça e, por mais que você tenha dó desmanchar o penteado, essa prática ajudará os fios a se revitalizarem e ficarem mais fortes e saudáveis.

Marlon Schmeiski