Beleza Negra: Cuidados com a pele e fios no Verão

O verão exige atenção especial com a pele e os cabelos; saiba quais cuidados ter com a pele negro e o cabelo afro no verão.

Cada pele tem suas peculiaridades e com a pele negra não seria diferente

A dermatologista Larissa Oliveira, dá a seguir dicas de como cuidar da pele negra e dos cabelos afros no verão.

Reprodução

A limpeza da pele

Dê preferência a sabonetes suaves (oil control), de preferência em gel (possuem pH mais fisiológico). Use duas vezes por dia, sempre com água fria.

Imagem/Shutterstock

Use tônicos com ação adstringente

Eles completam a limpeza e preparam a pele para receber os ativos de tratamentos.

Pinterest

Peles negras também precisam de proteção solar adequada

Como possuem maior capacidade de produção de melanina, pigmentam e mancham também com maior facilidade. Estão indicados filtros solares com FPS 30 a cada duas horas, de preferência filtros oil free, para não aumentar a oleosidade.

Pinterest

Use um bom antioxidante de uso diurno

O uso da vitamina C, em especial, previne as rugas e sinais de envelhecimento e tem ação redutora da formação de manchas diversas, dentre elas o melasma. A vitamina C também pode ser usada com outros ativos que clareiam a pele e controlam a oleosidade, como o ácido ferúlico e salicílico.

Pinterest

Atenção aos fios

Uma dica é sempre utilizar o leave-in com proteção térmica antes de submeter os fios a qualquer tipo de aquecimento. Sempre utilizar secador com distância mínima de 15 cm dos fios e evitar aquecimentos superiores a 200 graus celsius, para evitar a desnaturação das proteínas da cutícula.

Pinterest