5 erros de maquiagem que envelhecem o rosto

Para algumas pessoas, a maquiagem é a melhor amiga no dia a dia. Porém, nem todo mundo sabe usar a make a seu favor. Subestimar o poder de alguns truques pode acabar resultando em um resultado indesejado. Saiba quais são os 5 erros de maquiagem mais comuns que fazem você parecer mais velha e aprenda os macetes para manter a aparência jovem e bonita.

1º erro: Abusar da cobertura

Pesar a mão na cobertura com a base é o erro mais clássico. "Usar muita quantidade ou uma fórmula de alta cobertura, principalmente com efeito matte, acaba deixando a mulher um pouco mais velha”, explica o maquiador Wildson Lopes.

2º erro: corretivo no tom errado

Corretivo muito claro? Evite! Segundo o profissional, a tonalidade mais clara do que o indicado evidenciará as linhas de expressão do rosto. Além disso, ele alerta que utilizar corretivo em excesso só irá deixar as rugas ainda mais aparentes.

3º erro: excesso de pó

“O terceiro equívoco muito cometido na hora de se maquiar é aplicar o pó no rosto inteiro, pois esse hábito faz com que o produto acumule em várias áreas. É melhor aplicar o pó apenas na zona T — testa, nariz e queixo”, assegura o artista.

4º erro: preencher a sobrancelha com sombras escuras

As sobrancelhas chamam atenção natural, especialmente quando passamos uma máscara nos cílios. Entretanto, é preciso saber mexer nelas para não errar. “Algumas mulheres preenchem a sobrancelha com sombra e acabam pesando o olhar. Elas devem ser suaves e ter harmonia com o rosto, de forma natural. Por isso, escolha um tom mais claro que o dos pelos”, orienta Wildson.

5º erro: batom matte craquelado

O batom mate pode ficarcom aspecto craquelado, ressecando os lábios e deixando uma aparência envelhecida. Cuidado na hora de passar: um lip balm ou primer antes do batom pode impedir o efeito “rachado”.