Saiba como fazer a limpeza de pele diária corretamente em seu skin care

Veja quais são os erros mais comuns nas rotinas de skin care e as melhores formas de manter a pele facial saudável e bonita

Saiba como limpar seu rosto corretamente todos os dias
Foto: Pexels
Saiba como limpar seu rosto corretamente todos os dias




Quando se trata de limpeza de pele e rotina de skin care , a variedade de produtos e métodos atualmente disponíveis no mercado desperta dúvidas e confusões acerca do que é indicado e sobre os diferentes tipos de pele facial , que exigem tratamentos e rotinas específicas.

Para o dermatologista Danilo Guerreiro Zeolo Biccigo, especialista da Academia da Pele, a praticidade e simplicidade devem ser o ponto de partida para qualquer rotina de limpeza de pele. “Quando criamos muitos passos tornamos qualquer coisa relacionada à rotina de cuidados com a pele maçante e, portanto, mais difícil de seguir”, explica ele. 

Para quem está começando no mundo dos cuidados com a pele, a palavra de ordem é simplicidade. Investir em dermocosméticos caros não vai gerar resultados se eles não forem os produtos corretos para as necessidades de cada um. Por isso o dermatologista Lucas Miranda recomenda atenção ao processo de limpezado rosto com água e sabão, o primeiro e essencial passo de qualquer rotina de skin care. 

“Fazer uso de um sabonete específico para seu tipo de pele com água fria costuma ser suficiente para uma limpeza adequada. Caso a pele esteja coberta com maquiagem ou com produtos a base de óleo, é importante iniciar essa limpeza com uma boa água micelar”, orienta. 

Foto: Pexels
Lavar bem o rosto com o sabonete adequado é indispensável em qualquer rotina de skincare


Danilo explica que a diferença dos sabonetes para cada tipo de pele depende, entre outras coisas, da quantidade de resíduos de sujeira que ela produz. “Quem tem uma pele mais oleosa, por exemplo, precisa usar um produto que tenha uma ação detergente maior para retirar o sebo. Para aqueles que possuem uma pele mais sensível é preciso ter uma ação detergente menor”. 


Você viu?

Sobre os tônicos, Danilo diz que eles não são de extrema importância no dia a dia de cuidados com o rosto, a não ser que não seja possível ter acesso a água e sabão em algum momento. “Esses produtos são ideais para serem utilizados conforme a pessoa sente a pele do rosto pesada e suja e não tem como lavar o rosto com água e sabão no momento em questão. Ele pode ser usado junto com os lenços umedecidos”. 

Outra dúvida que ronda em torno dos cuidados com a pele do rosto é: quantas vezes por dia eu preciso limpá-la? Caroline Brandão, médica e professora de dermatologi, recomenda que esse processo seja realizado duas vezes ao dia.

“De manhã, para tirar qualquer ativo utilizado pela noite, principalmente se for oleosa, e à noite, ao chegar em casa depois de um dia de contato com poluentes que obstruem os poros e que ajudam no surgimento de patologias na pele”, diz. 

Apesar dos passos simples para lavagem diária, é comum que muitas pessoas cometam erros na hora de fazer a manutenção da pele do rosto, que variam desde a forma como a pessoa lava até os produtos que utiliza. Lucas cita alguns dos equívocos mais frequentes: 

  • Muita gente costuma lavar o rosto durante o banho e com a água morna. Um erro terrível, pois deve-se evitar a água quente no rosto para que ela não produza mais oleosidade
  • Pessoas que têm a pele mais oleosa acreditam que devem lavar a pele mais vezes ao dia para deixá-la mais limpa e com o aspecto menos brilhante. Isso também é outro erro, pois repetir esse processo mais de duas vezes por dia retira a barreira de proteção cutânea, causando um rebote na produção de sebo, tornando-a ainda mais oleosa
  • Não passar o protetor solar é outro erro. Ele deve ser utilizado todos os dias, independente da exposição ou não ao sol e mesmo em dias nublados. Ele vai prevenir o envelhecimento precoce da pele, o aparecimento de manchas e o câncer de pele

O médico recomenda alguns tipos de hidratantes que são mais adequados para peles secas, que devem ser utilizados após a lavagem correta do rosto. 

“A hidratação deve ser feita com produtos com textura leve, como sérum ou gel, controlando assim a oleosidade e ao mesmo tempo mantendo a face hidratada. Quem tem a pele seca deve fazer uso de sabonetes ou espumas de limpeza suaves, usar hidratantes com ativos que reforçam a barreira cutânea e proteção solar com poder hidratante”, explica. 

Foto: Pexels
Usar hidratantes adequados e ter hábitos saudáveis também ajudam a manter a saúde e beleza da pele do rosto


Além dos cuidados básicos citados até então, há outros pontos importantes a serem lembrados para manter a saúde da pele do rosto e ter uma rotina de cuidados realmente eficiente. Lucas cita a influência da alimentação nesse processo, por exemplo. 

“É fundamental mantermos uma alimentação balanceada, rica em verduras, legumes, frutas, carnes brancas e oleaginosas, evitar o cigarro e bebidas alcoólicas, procurar ter um sono de qualidade, fazer uso de protetor solar todos os dias, ingerir no mínimo 2 litros de água por dia e investir em produtos com vitamina C e ácido hialurônico”, afirma.

Caso a pele tenha problemas específicos, como acne, manchas, entre outros, o ideal é procurar orientação profissional para cuidar da pele sem correr riscos de agravar o quadro.

“É necessário aconselhamento médico especializado para entender quais são os ativos certos para o tipo de pele eventualmente fazer diagnósticos para descobrir se ela (a pele) tem alguma patologia, como acne, melasmas ou rosáceas, pois cada uma delas precisa de um tratamento específico”, diz Caroline.