Mitos e verdades sobre secador, chapinha e modelador de cachos

Com o inverno chegando, é comum aderir aos aparelhos para finalizar os cabelos. Você sabe como usar corretamente? A dermatologista Judith Cavalcante conta 5 mitos e verdades.

Aparelhos muito quentes prejudicam o fio

Verdade. Ao usar dispositivos antigos e sem manutenção, a temperatura pode queimar e quebrar os fios. Opte por aparelhos com ajuste de temperatura.

Pexels/Valeria Boltneva

Usar o secador próximo ao cabelo não faz mal

Mito. Quanto mais próximo o aparelho, mais pode prejudicar a saúde capilar. Mantenha distância de 20 cm entre o bocal do secador e os cabelos para manter a hidratação e saúde dos fios.

Pexels/cottonbro

Dormir de cabelo molhado faz mal

Verdade. A umidade causa proliferação de bactérias e fungos. A prática também fragiliza os fios, que ficam mais propensos à quebra. Caso não queira usar secador, lave o cabelo muitas horas antes de dormir para que ele seque naturalmente.

Pexels/Ketut Subyianto

A chapinha ou prancha alisadora ajuda na secagem do cabelo

Mito. O aparelho só pode ser utilizado quando os cabelos já estão secos com o intuito de alisar os fios. Não passe a prancha várias vezes na mesma mecha (uma vez é o suficiente) e nem deixe na mesma área por muito tempo.

Pexels/Polina Tanklievitch

É preciso usar protetor térmico antes do modelador de cachos

Verdade. O protetor térmico é imprescindível na hora de usar difusor ou modelador de cachos. Ele funciona como barreira que evita o comprometimento da saúde dos fios e a hidratação natural.

Pexels/Element5 Digital