Cabelos afro: 7 dicas para deixar seu black lindo

Muito além da estética, o black power é também um símbolo de resistência e se tornou tema de discussão no BBB21. Saiba como deixar o seu lindo

black power
Foto: Reprodução/Instagram/naturalrootsista
black power









O black power é um modelo de corte para quem apresenta cabelos cacheados do tipo 3B 3C ou crespos 4ABC. Popularizado na década de 60, ele já foi definido como sujo, bagunçado, pouco profissional e feio. A discussão sobre os cabelos black power voltou à toa na última semana, por conta de um comentário racista sobre o cabelo de João Lui z, no BBB21.  


O corte black power, além de possuir um formato arredondado e muito volume, pode ter diferentes tamanhos e modelos. No entanto, como são naturalmente secos, os fios tendem a ficar mais quebradiços e fracos. Por isso, cuidados regulares, específicos para o seu tipo de cabelo são fundamentais para deixá-los saudáveis e bonitos.

Confira a seguir algumas dicas para deixar seu black ainda mais bonito.

01. O corte

Começando pelo corte, o ideal é que ele seja feito com o cabelo seco, para evitar que ele fique mais curto do que o desejado. Isso acontece devido ao fator encolhimento, característica dos cabelos crespos e cacheados. 

Você viu?

02. Shampoo, condicionador e co-wash

Na hora de lavar e condicionar, use produtos que não irão agredir os fios, nem tirar seus nutrientes. Os mais indicados são aqueles que possuem óleos naturais em sua composição, e que não apresentem sulfatos, parabenos e petrolatos. 

Além disso, mesmo com os produtos específicos a lavagem constante pode deixar os fios mais ressecados. Assim, intercalar a rotina de lavagem com shampoo e co-wash irá beneficiar a saúde do cabelo. A técnica do co-wash é bem simples, basta substituir o shampoo por um condicionador.

03. Hidratação

Como já foi dito, os cabelos crespos e cacheados são naturalmente secos. Desta forma, é muito importante que ele seja hidratado regularmente. A hidratação pode ser realizada uma vez por semana ou a cada 15 dias. A frequência irá depender da necessidade das madeixas.

04. Umectação

Já ouviu falar que o melhor amigo do cabelo cacheado é o óleo? Pois saiba que isso é totalmente verdadeiro. Eles podem estar na máscara de hidratação, na finalização e na nutrição. Existe uma infinidade de óleos vegetais que fazem maravilhas aos fios. Os mais populares são os de coco, argan, oliva e rícino. Também é possível encontrar marcas que oferecem blends de mais de um óleo.

Para fazer a umectação (tratamento capilar à base de óleo), basta aplicar o óleo escolhido mecha por mecha, evitando a raiz e deixando por pelo menos duas horas. Depois disso, lave normalmente. Esse processo também pode ser realizado à noite. Neste caso o óleo deve ser aplicado antes de dormir e retirado pela manhã.

05. Finalização

Mesmo com todos os cuidados, se a finalização não for feita corretamente é possível que o seu black não atinja o resultado esperado. Então, para que ele fique bem volumoso e bonito, aplique o creme para pentear ou ativador de cachos nele ainda úmido. 

Na hora de secar, pode-se optar pelo difusor - que deve ser utilizado de baixo para cima, levantando as mechas. Ou, se preferir secá-lo naturalmente, utilize uma toalha de algodão, apertando os fios. E por fim, utilize o pente garfo para “desgrudar” o cabelo da raiz e deixá-lo cheio.

06. Na hora de dormir

Com o atrito com o travesseiro e fronha de algodão, é comum que ao acordarmos nossos cabelos estejam secos, amassados e com nós. Portanto, para evitar uma tarefa difícil logo pela manhã, durma com uma touca de cetim. Você também pode optar por uma fronha do mesmo material. Ambos são indicados não apenas para quem tem cabelo black power, mas ajudam a conservar as tranças por mais tempo.

07. Day-after

O day-after é o processo de revitalizar os cabelos no dia (ou dias) após a lavagem. Ele é essencial para deixarmos os fios definidos e volumosos por mais tempo. Utilize um borrifador, misturando água e o creme de sua preferência, depois, é só ir amassando o cabelo e finalizar com um pente garfo.