Pequenas e charmosas: conheça as geladeirinhas de skincare

As beauty fridge protegem os produtos do calor e da luz, além de deixarem os cosméticos sempre fresquinhos

Foto: Reprodução / Instagram / beautyfridge
Produtos armazenados na geladeira de skincare ficam refrigerados e ao abrigo da luz


Sabe aquele velho conselho das revistas de beleza de guardar seus cremes na geladeira? Agora existem geladeirinhas próprias para eles. Pequenas e charmosas, as beauty fridge são feitas para armazenar os produtos de skincare , mantendo sempre eles fresquinhos e aumentando sua vida útil. Elas custam em média R$ 500 e podem ser adquiridas em lojas físicas ou pela Internet.


Além de serem refrigerados e estarem longe do calor (entre 10ºC e 15ºC), ficam ao abrigo da luz. “A gente mora em um país tropical e o calor em alguns meses chega a ser excessivo. Muitos princípios ativos são instáveis e desestabilizam com facilidade, por isso é interessante guardá-los na beauty fridge. Além de que a temperatura mais amena ajuda a inibir a proliferação de fungos e bactérias”, explica a dermatologista Roberta Almada. 

Nesse calor, nada é mais gostoso do que espirrar água termal geladinha no rosto. Na geladeirinha, além da água termal, é possível guardar máscaras faciais, cremes, vitamina C e alguns ácidos, como ácido glicólico e ácido retinóico. Porém, ela não é indicada para guardar produtos à base de óleo como o óleo facial, corporal ou capilar, que podem acabar se desestabilizando no ambiente de baixa temperatura.

Foto: Pexels/ Pavel Danilyuk
O gua sha e o jade rolle são perfeitos para serem utilizados gelados em uma massagem facial


O gua sha e o jade rolle -- acessórios de skincare feitos de pedra para massagem facial -- também são perfeitos para serem armazenados nas beauty fridges, já que, em temperatura gelada, reduzem vasinhos e bolsas mais rapidamente. “Ocorre um efeito de vasoconstrição, reduzindo edemas e vermelhidão, além do sensorial ser fantástico ao utilizar um produto geladinho. É recomendado para pacientes que têm uma pele mais reativa, vermelhinha”, diz.

Apesar do frio ser positivo para a maioria dos produtos, a dermatologista não aconselha colocar os produtos em geladeira convencional, já que nelas as temperaturas chegam até 2°C, o que interfere na textura dos cosméticos.

Produtos com cafeína, ácidos, como ácido salicílico e o filtro solar podem cristalizar em temperaturas tão baixas e os filtros em spray sofrem precipitação. “É mais aconselhado que você guarde os produtos em temperatura ambiente do que na geladeira convencional. Lembre-se apenas de colocá-los longe da luz solar e em um lugar fresco”, explica Roberta.