NÃO guarde sua maquiagem no banheiro! Saiba como armazená-la corretamente

Este erro é comum e pode danificar os produtos e, consequentemente, fazer mal para a sua pele

Foto: Pexels/freestocks.org
Saiba porque você não deve guardar sua maquiagem no banheiro


Todo mundo tem um cantinho preferido em casa para guardar os produtos de beleza  e as maquiagens . Mas você sabia que existem alguns lugares que podem estragar o produto e, como consequência, fazer mal para a sua pele? Muitas pessoas acham que a melhor opção é guardar a maquiagem no banheiro, mas a verdade é que o cômodo pode acabar com os seus produtos.


De acordo com a cosmetóloga e bioquímica Heloisa Olivan, o banheiro é o espaço da casa que mais possui umidade e oscilação de temperatura. “A umidade pode favorecer a diminuição ou perda de função de um determinado produto ou facilitar a contaminação por bactérias e fungos. Já a variação de temperatura é um verdadeiro veneno para os remédios, makes e cremes”, explica a profissional.

Onde mais não posso guardar minha maquiagem?

Olivan afirma que é preciso tomar cuidado com a incidência de luz e locais próximos a aparelhos eletrônicos, justamente para evitar aumentos de temperatura. As bolsas, necessaires, mochilas e malas também não são indicadas o tempo todo porque podem romper a embalagem por conta do atrito.

Como devo guardar minha maquiagem?

A cosmetóloga diz que o cenário ideal é usar caixas ou maletas para guardar a maquiagem . Busque objetos que conseguem fechar hermeticamente para conservar os produtos, principalmente após o uso. Priorize deixar tudo isso em locais arejados, frescos e secos.

Os  pincéis também entram nessa conta. “Como eles são itens fundamentais para uma make perfeita, mantenha-os sempre limpos, secos e longe da umidade”, recomenda.

Só tenho espaço para guardar a maquiagem no banheiro. E agora?

Se esse espaço é sua única opção, invista em necessaires ou caixas que não deixem a umidade entrar. Olivan também sugere investir em sachês de sílica gel, aqueles sachês quadrados que vêm dentro de caixas de remédio, sapatos e eletrônicos.

“A sílica gel é responsável por absorver a umidade do local e com capacidade de absorver até 40% do seu peso de vapor de água”, explica. Espalhe os sachês nas gavetas ou prateleiras em que você guarda as maquiagens. Você deve substituí-los periodicamente para que continuem fazendo efeito.

Como saber se a maquiagem estragou?

“Mudanças de cor, odor e textura, perda da consistência e cheiro desagradável são alguns sinais de que a maquiagem precisa trocar de lugar”, diz Olivan. Caso isso aconteça, o melhor é substituir por um produto novo. “É melhor começar do zero já que a perda da estabilidade pode levar a dermatites, alergias, irritação e acne”, explica.