Beleza de verão: seis dicas para controlar a oleosidade excessiva dos cabelos

Nada de aspecto pesado ou gorduroso. Confira as dicas de especialistas para ter cabelos bonitos na estação mais quente do ano

A chegada do verão pode deixar os cabelos mais oleosos. Veja como cuidar deles.
Foto: shutterstock
A chegada do verão pode deixar os cabelos mais oleosos. Veja como cuidar deles.


O verão é uma estação maravilhosa, mas requer uma atenção a mais na hora de cuidar dos  cabelo s. Nesta época, pessoas com tendência a oleosidade capilar , mesmo com a higiene constante,  podem ficar com aquele aspecto pesado e gorduroso.


Além de prejudicar a estética, a oleosidade excessiva favorece o surgimento de condições como dermatite seborreica e queda capilar. Contudo, alguns truques simples podem ajudar tratar este problema, conforme explica o médico tricologista Lucas Fustinoni

Lave os cabelos na medida certa

Deixar de lavar o cabelo é uma das piores ideias para quem tem o fios oleosos, mas a higiene em excesso também não é uma boa saída, é preciso encontrar o equilíbrio. “Não remover a oleosidade ou removê-la demais estimula a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Por isso, o recomendado para quem possui cabelos oleosos é lavar os fios em dias alternados, salvo em casos de pessoas que transpiram muito ou que praticam atividades físicas, que podem realizar a higienização dos cabelos diariamente”, diz.  

Evite banhos muito quentes

É ideal que os cabelos sejam lavados com água fria, no máximo, morna, segundo o especialista. Isso porque a água quente provoca a remoção da oleosidade natural do couro cabeludo, diminuindo a camada protetora do tecido e favorece o ressecamento com o surgimento de efeito rebote. 

Você viu?

Escolha o shampoo adequado

É importante o uso de um shampoo específico para cabelos oleosos, principalmente se entre os componentes estiver tensoativos, que são substâncias capazes de se ligar às moléculas de gordura e sujeira para removê-las mais facilmente.

“É interessante também utilizar semanalmente um shampoo antirresíduos, que é ideal para remover o acúmulo de produtos como máscaras e condicionadores que podem ficar nos fios mesmo após a lavagem e causar o aumento da oleosidade”, recomenda o médico. 

Os shampoos a seco, queridinhos de quem sofre com oleosidade excessiva, devem ser utilizados apenas em último caso. “Os shampoos a seco são uma espécie de talco que ajuda a controlar a oleosidade do couro cabeludo. No entanto, por não remover as sujidades, esse tipo de produto pode gerar resíduos que aumentam a produção de sebo e causam a obstrução dos poros.”

Cuidado ao aplicar produtos de hidratação

Mesmo se seu cabelo for oleoso, é necessário hidratá-lo, o que pode ser feito com condicionadores, máscaras e óleos. No entanto, é fundamental evitar aplicar esses produtos próximo ao couro cabeludo. 

“Isso porque o couro cabeludo é naturalmente mais oleoso. Logo, a aplicação de produtos de hidratação nessa região pode favorecer ainda mais a produção de oleosidade, obstruindo poros e causando condições como foliculite, queda e dermatite seborreica. O recomendado então é aplicar o condicionador, a máscara e o óleo somente no comprimento e nas pontas, que são áreas que realmente necessitam de hidratação”, alerta o especialista.

Evite mexer nos cabelos 

Muitas pessoas possuem a mania de mexer nos cabelos ao longo do dia. Mas o ideal é tocar nos cabelos apenas para arrumá-los. “Tocar excessivamente nos fios pode fazer com que as sujidades das mãos passem para os cabelos, aumentando a oleosidade da região”, afirma o médico.

Fique atenta à alimentação 

A alimentação possui impacto direto na qualidade e saúde dos cabelos. Logo, é natural que o consumo de alimentos industrializados e ricos em açúcar e gordura favorece a produção excessiva de oleosidade pelo couro cabeludo. 

“Dessa forma, para manter os cabelos livres do excesso de sebo e até torná-los mais fortes e favorecer seu crescimento, o ideal é manter uma alimentação balanceada rica em frutas, legumes e verduras. Quem sofre com fios oleosos deve apostar principalmente em alimentos com Vitamina A, como cenoura, abóbora e mamão, já que o nutriente ajuda a normalizar a produção natural de sebo”, finaliza.