Campanha alerta para fake news em propagandas de cirurgias plásticas

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica que conscientizar de que muitas vezes os anúncios de procedimentos estéticos são manipulados

Nos anúncios de procedimentos estéticos são bem comuns aquelas fotos de antes e depois, mas a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica quer conscientizar a população de que muitas vezes esse tipo de propaganda não é verdadeiro. Para fazer isso, a organização lançou a campanha "Não existe milagre. Existe ciência, responsabilidade e especialização!". 

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica alerta que fotos podem ser manipuladas somente com iluminação
Foto: Divulgação
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica alerta que fotos podem ser manipuladas somente com iluminação

O intuito da campanha é de falar para as pessoas que muitas vezes as fotos das propagandas são manipuladas, por luz, ângulo e maquiagem. Eles mesmos fizeram montagens imitando esse tipo de anúncio e querem alertar que os procedimentos estéticos devem ser feitos por profissionais responsáveis e capacitados para tal. 

"É fácil se deparar com publicações de “antes e depois” nas redes sociais. Mas, além de desrespeitar uma norma do Conselho Federal de Medicina, muitas delas contam com uma série de artifícios de manipulação, através de luz, ângulo e programas gráficos. Não podemos permitir que essa prática continue", disse a sociedade em comunicado. 

A foto de abre desta matéria é um exemplo de manipulação usando somente a iluminação na hora de tirar a fotografia. A seguir, você confere exemplos de manipulação usando respectivamente luz, ângulo e maquiagem. 

Foto: Divulgação
Manipulação de foto usando luz


Foto: Divulgação
Manipulação de plástica usando ângulo


Foto: Divulgação
Manipulação de foto usando maquiagem