"Mostrar a careca na rede é libertador", diz influenciadora com calvície

Apesar de difícil, a influenciadora contou que assumir o problema e mostrar sua jornada foi algo recompensador: "Foi uma loucura a quantidade de mensagens que recebi"

ZaraLena
Foto: Reprodução Instagram
ZaraLena

ZaraLena Jackson , influenciadora britânica de 24 anos, está habituada a compartilhar sua vida nas redes sociais . Todavia, quando seu cabelo começou a cair, há seis semanas, ela precisou tomar uma decisão: assumir ou não os efeitos na sua aparência?

"No começo, eu pensei em abandonar as redes sociais", disse ela à Radio 1 Newsbeat , da BBC . "Não ia aguentar a pressão". Porém, ela resistiu à ideia e, em vez de ficar offline, começou a contar a seus seguidores a respeito dos tufos de cabelo que estavam caindo durante o banho - a ponto de, algumas semanas depois, ela estar com quase sem nenhum cabelo ou pelo no corpo. "É estranho o quão libertador é compartilhar minha jornada".

ZaraLena tem alopecia , uma inflamação que causa a queda de cabelo e que costuma ser desencadeada por estresse, trauma ou por outras doenças no corpo. Existem diversos tipos de alopecia e, em geral, o cabelo costuma crescer novamente.

O quadro não é contagioso e, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia , situações parecidas à de ZaraLena — em que todos os pelos do corpo se vão — são uma minoria de 5% do total de casos.

Apesar de difícil, a influenciadora contou que assumir o problema e mostrar sua jornada foi algo recompensador. "Foi uma loucura a quantidade de mensagens que recebi de meninas dizendo que haviam perdido o cabelo por causa da alopecia ou da quimioterapia ". 

ZaraLena não sabe ainda o que causou sua alopecia, e está realizando exames médicos para investigar a doença. Suas sobrancelhas e cílios estão "começando a cair" também, embora alguns ainda permaneçam.