Sinais da pandemia na pele: saiba como evitar as rugas de estresse

Durante o isolamento social, a tensão aumenta e as linhas de expressão também. Veja truques para afastar as rugas indesejadas

As rugas e linhas de expressões causadas pelo envelhecimento podem ser amenizadas com produtos e uma rotina de skincare . Mas nesse momento atual, de tensão pela pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), outro tipo de marca pode ser vista na pele: as rugas de estresse. 

As rugas de estresse são mais difíceis de evitar
Foto: shutterstock
As rugas de estresse são mais difíceis de evitar


Para o portal Byrdie , o especialista em estresse Eric First diz que quando há muito estresse, o sono não é de qualidade, os exercícios físicos são menores e até a dieta pode sofrer. No final, a pele exibe tido isso.

"Acredita-se que as rugas de estresse ocorram como resultado do estresse crônico, normalmente estresse psicológico e também de estressores ambientais, vindos de toxinas, poluentes e exposição ao sol", diz First.

Leia também: 8 alimentos antirrugas para você incluir agora em seu cardápio

As rugas de estresse aparecem mais na região da testa e entre as sobrancelhas, área também conhecida como linha da preocupação . Diferente das rugas de idade, que são por causa da perda de colágeno no corpo, as rugas de estresse, principalmente crônico, acontecem por causa do encurtamento dos telômeros.

E há algumas formas de evitar o aparecimento dessas marcas na pele, segundo especialistas. 

Dicas para evitar as rugas de estresse

1. Crie uma rotina

Foto: shutterstock
Ter na rotina um momento para desestressar é importante


Também ao portal Byrdie , a enfermeira Lori Friedman recomenda ter uma rotina de escape durante o dia a dia. Pode ser um exercício físico, meditação ou até fazer um diário. Tenha algo relaxante e revigorante dentro da sua rotina.

2. Mantenha-se hidratado

Foto: shutterstock
A água ajuda a limpar o organismo e a hidratar a pele, tanto por dentro quanto por fora


Você viu?

Eric First aponta que quando se está com estresse crônico é fácil esquecer de se manter hidratado, e isso pode agravar o problema. "Hidrate a pele externa e internamente, bebendo água", diz.

3. Modifique seu estilo de vida

Foto: shutterstock
Ter um estilo de vida saudável evita as rugas de estresse


Friedman aponta a importância de ter um estilo de vida saudável em geral. Ter uma dieta equilbrada, evitar o fumo e fazer técnicas de respiração adequadas ajudam no estresse e, consequentemente, a evitar as rugas.

4. Durma bem

Foto: shutterstock
O sono recupera danos na pele


Apesar de parecer óbvio, First recomenda oito horas de sono por dia, tempo necessário para o corpo reparar danos na pele.

Leia também: Sleep lines: saiba o que são e como prevenir rugas do sono 

5. Use protetor solar

Foto: shutterstock
Mesmo em casa, é necessário passar protetor solar ou hidratantes com fator protetor


Os dois especialistas lembram a importância do uso do protetor solar , mesmo em casa. "Use um filtro solar diariamente que tenha um fator de proteção de pelo menos 30, ou hidratantes com protetor, especialmente nas áreas faciais", diz First.

6. Estimule o colágeno no rosto

Foto: shutterstock
Produtos com colágeno ajudam a suavizar as linhas de expressão e rugas


Produtos à base de colágeno e antienvelhecimento podem ajudar a suavizar linhas de expressão e rugas de estresse ."Tratamentos para estimular o colágeno podem ajudar a prevenir e a suavizar as linhas finas existentes", diz Friedman.