Tem 20 anos e já tem cabelos brancos? Saiba os motivos para isso

Fatores genéticos e externos, como estresse, podem causar fios grisalhos

Apesar de ser mais comum após os 40 anos de idade, não são raros os casos de mulheres mais jovens que já apresentam alguns fios brancos no cabelo. Segundo a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia, diversos fatores explicam isso, de estresse a condições genéticas.

Leia também: Guia dos cabelos brancos: 3 dicas essenciais para cuidar dos fios grisalhos

Foto: shutterstock
Fatores como estresse, tabagismo e questões genéticas podem fazer com que mulheres jovens tenham cabelos brancos

“O bulbo apresenta um número limitado de melanócitos, células capazes de produzir a cor (melanina), quando este estoque termina, aquele bulbo irá produzir apenas fios brancos”, diz. A profissional explica que esse processo é conhecido como canície capilar e pode acontecer de forma precoce em algumas mulheres, em alguns casos antes mesmo dos 20 anos.

“Quando isso acontece, é importante procurar um dermatologista para exame e diagnóstico”, orienta. Para algumas mulheres, a explicação é uma canície familiar, ligada à genética. Já para outras, os cabelos brancos estão relacionados a déficits nutricionais (como de vitamina B12) ou patologias (vitiligo, alopecia areata, alterações da tireóide).

Leia também: 7 mulheres que vão te inspirar a assumir os cabelos brancos

Você viu?

“A forma familiar precoce não tem nenhuma gravidade ou significado clínico”, acrescenta Paola Pomerantzeff, dermatologista membro da SBD. De acordo com ela, a canície é pré-determinada geneticamente, tanto seu início (com quantos anos se iniciará) quanto seu tempo de progressão (em quanto tempo a pessoa estará com todos os fios de cabelos brancos).

No entanto, Claudia acrescenta que o estresse também está envolvido no processo. “O estresse é reconhecido como um liberador de mensageiros pró-inflamatórios, o que pode piorar o processo de estresse oxidativo e acelerar o embranquecimento dos fios”, diz.

A profissional fala que isso acontece em situações de estresse contínuo, por exemplo quando se passa por um período de ansiedade e estresse por dois ou três anos, seja por contra do trabalho ou estilo de vida. “Com isso, os cabelos grisalhos aparecem antes do previsto”.

Leia também: Quero largar a tintura e assumir os cabelos brancos; o que fazer?

Além disso, fatores como tabagismo e exposição a poluição também explicam cabelos brancos em mulheres jovens, já que produzem muitos radicais livres – que modificam a estrutura do couro cabeludo.