Cabelo cacheado: 5 dicas baratas para manter seus cachos definidos

Os cabelos cacheados precisam de uma boa hidratação e finalização para se manterem lindos, saudáveis e, o mais importante de tudo, sem frizz; aprenda

Se você tem cabelo cacheado, deve saber que não é todo dia que os cachos definidos são regra. Sempre há aqueles dias que os fios estão com uma aparência "amassada" ao acordar ou que o frizz tomou conta, o enrolado está muito ou pouco armado... Por causa disso, é sempre bom ter truques que te ajudem a deixar a definição do jeito que você gosta. 

Leia também: 5 dicas fáceis (e algumas até baratas) para cuidar dos cabelos brancos em casa

Foto: shutterstock
Manter os cachos definidos pode exigir um pouco mais de tempo, mas não precisa ser difícil; aprenda truques fáceis

Ao Delas , Rodrigo Siqueira, embaixador da Lion e hairstylist do salão MG Hair, conta que o segredo é apostar em penteados e produtinhos que mantêm os fios intactos e sem frizz. Veja as dicas para ficar com os cachos definidos  (sem gastar muito dinheiro):  

1. Não esqueça do leave-in

O leave-in é aquele creme usado para alinhar e dar forma aos cabelos, além de deixar os fios hidratados, sedosos e sem frizz. Por isso, ele é considerado primeiro passo para proteger os cachos e evitar que as pontas fiquem ressecadas e opacas.

A dica é aplicar uma quantidade pequena em todo o comprimento, enluvando as mechas, isto é, envolvendo toda a mecha com movimentos firmes, de cima para baixo com as mãos. O creme pode ser usado todos os dias e, se necessário, combinado ao creme de pentear. 

2. Mantenha a hidratação em dia

Todos os tipos de fios necessitam de uma rotina de hidratação e, quando falamos de cachos, essa rotina precisa ser ainda mais intensa, já que os tipos de cacho 3 e 4 tendem a ser secos naturalmente. Porém, é preciso ter cuidado para não deixar os fios pesados. 

É ideal optar por cremes de hidratação mais leves, que devem ser usados uma vez por semana. Depois, seque com uma camiseta de algodão e dê uma "amassadinha" para modelar os cachos. 

Você viu?

 3. Faça coquinhos "bantu knots"


Dividir os cabelos em pequenos coques, conhecidos como "bantu knots", é uma técnica prática e fácil para definir fios crespos e cacheados. Esse penteado não resseca e nem quebra os fios, pois basta dividir o cabelo em mechas pequenas e enrolá-las em coques pequenos, prendendo bem rente à raiz com pequenos elásticos.

O tamanho das mechas é o que define se os cachos ficarão maiores ou menores. Mechas mais largas garantem cachos mais soltos e, as mais finas deixam os cachinhos mais definidos.

4. Fitagem

A fitagem é uma técnica de finalização e texturização dos fios, que utiliza creme de pentear e serve para dar definição e volume aos cachos. A ideia, nesse caso, é abusar do produto e dar uma "amassadinha" para deixar os cachinhos em forma por dias. Essa alternativa funciona com todos os comprimentos e tipos de cacho. 

Com o cabelo limpo e úmido, separe os fios, penteie o cabelo com o pente e dívida em mechas. Depois, é hora de pegar uma a uma e passar o creme de pentear. Ao secar natural os cachos irão se formando mais definidos. Você pode usar as mãos para definir melhor cada cacho e ainda finalizar com um óleo que deixe os fios macios e brilhantes. 

Leia também: Cabelo black power: como cortar e cuidar dos fios cacheados e crespos?

5. O segredo é ficar sem friz

Por último, mas não menos importante, é preciso encontrar soluções para evitar o frizz. Uma dica que também ajuda as cacheadas e pode ser bem simples é dormir com a fronha certa. A fronha de cetim, por exemplo, reduz o atrito com os cabelos, fazendo com que eles estejam lindos, macios e sem frizz na hora de acordar.

Secadores com sistema antifrizz ou usar o equipamento sem o fico também ajuda a deixar os cachos definidos e evitar o fizz. Os finalizadores podem ser coringas para dar volume.