Que tal uma massagem no rosto? Prática pode deixar pele mais firme e jovem
Para incluir o hábito na rotina, você pode usar as mãos ou ferramentas que auxiliem a massagem, como rolinhos com pedras naturais e massageadores
Por Larissa Bomfim |
Como é a sua rotina de beleza? Se você costuma limpar a pele todos os dias e esfoliá-la uma vez por semana, talvez possa adicionar mais um hábito: fazer massagem no rosto. Sim, essa prática simples pode ser bastante benéfica para questões estéticas, de bem-estar e, claro, de saúde.
Ao Delas
, a dermatologista Giovanna Gonçalves explica que a massagem no rosto
faz toda a diferença, já que estimula a circulação sanguínea da região, o que reduz o inchaço e auxilia a "desintoxicar" a pele, além de relaxar os músculos e deixar a aparência mais tonificada — o que significa uma pele firme e jovem. "A nossa face acumula tensões musculares ao longo do dia e está exposta à poluição ambiental, radiação solar, entre outros agressores", diz.
Outros benefícios de uma boa massagem facial é que o hábito pode ajudar a remover células mortas e potencializar a absorção de ativos que você já está acostumada a usar sua rotina, como óleos essenciais ou cremes que podem ser aplicados também durante a massagem.
Como incluir a massagem no rosto à rotina do dia a dia?
Segundo a dermatologista, a dica é incorporar a massagem como um novo hábito e vinculá-la a uma rotina já existente. "Inicie a massagem logo após tomar o banho à noite ou escovar os dentes antes de dormir, e após realizar perceba o quanto foi prazeroso esse momento. Após alguns dias repetindo o ritual ele se torna um hábito, e aí fica fácil!", recomenda.
Você viu?
A ideia é fazer isso algumas vezes na semana, principalmente naquele momento do dia que você já reservou para o autocuidado , não importa se é de manhã ou pela noite. "Pode ser aquela chance de tirar um tempo para si. É um gesto de carinho com nossa pele."
Assim, ela indica três tipos principais de massagem, com diferentes objetivos:
- Drenagem: usada para diminuir o inchaço e o acúmulo de líquidos na face, os movimentos precisam ser feitos com uma leve pressão em pontos específicos do rosto e pescoço, onde os gânglios linfáticos ficam localizados;
- Relaxante: estimula a pele com movimentos suaves, para aliviar tensões musculares e ajudar no tratamento de dores, promovemtno relaxamento nos pontos de tensão;
- Kobido: técnica japonesa na qual se aplica uma massagem vigorosa pelo rosto com o foco principal de combater a flacidez facial e fazer um lifting natural no rosto.
Complemente a massagem no rosto com massageadores e rolinhos
Todas essas massagens, seja com movimentos suaves ou firmes, podem ser feitas com as mãos. Porém, você ainda pode usar duas ferramentas especializadas para complementar o toque: a escova facial e os rolinhos. "Os instrumentos ajudam a acalmar a pele, diminuir o inchaço e a melhorar a circulação", completa a dermatologista.
Os rolinhos de massagem já são conhecidos no Oriente há séculos e ficaram populares no lado ocidental recentemente, principalmente por causa das opções com pedras jade e quartzo rosa. A ideia é usar o benefício naturais das pedras como tratamento estético.
Já as escovas faciais funcionam como massageadores faciais e, por terem as cerdas de silicone, também servem para remover impurezas e esfoliar a pele. Entre os modelos mais conhecidos estão os da FOREO, que possuem pulsações sônicas para massagear a pele.
Bianca Tavares, que é gerente geral da FOREO no Brasil, explica que usar uma ferramenta que vibra ao fazer massagem no rosto estimula ainda mais as células. "As pulsações oferecem um efeito de massagem que melhora o fluxo sanguíneo em até 450%, com base nos resultados de testes clínicos. Quanto mais circulação nessa área, mais oxigênio e nutrientes para a superfície da pele, oferecendo uma variedade de benefícios para a pele", conclui.