Cabelo black power: como cortar e cuidar dos fios cacheados e crespos?

É característica dos cabelos crespos e cacheados serem mais ressecados e volumosos — por isso, alguns cuidados especiais podem fazer a diferença

O cabelo black power ganhou popularidade nos anos 60, junto à luta negra por direitos civis e igualdade racial. De lá pra cá, ele se tornou tanto uma questão de escolha pela transição capilar, quanto formas de resistência e aceitação para muitas cacheadas e crespas. 

Leia também: Tem cabelo cacheado? Descubra qual é o seu tipo de cacho e como cuidar dele

Foto: Reprodução/Instagram/naturalrootsista
A forma como você corta e cuida do seu cabelo black power faz toda a diferença para o volume e definição dos cachos

E, como todos os tipos de fio, o crespo  também depende de cuidados específicos para ganhar o volume tão característico do cabelo black power . “É um corte bem volumoso e requer alguns cuidados especiais, como uso de leave-in e shampoos específicos", diz Rudi Werner, hairstylist  do salão Werner Coiffeur. 

Dicas de corte para o black power poderoso

Como o black é uma opção tanto para quem tem cabelos que não formam cachos como para aqueles que têm cachos definidos (mas não muito abertos), é o corte que faz toda a diferença. Em todo o caso, o ideal é investir em um corte arrendodado, mas em camadas para ter mais volume, ou um corte mais reto para deixá-lo mais baixo. 

“A forma arredondada pode ser feita desde os fios mais curtos até os mais compridos e muita atenção ao volume no topo da cabeça, pois faz toda a diferença! O pente garfo é o melhor amigo do black power, pois com ele é possível retomar o volume rapidamente”, ensina Rudi.

Você viu?

Além disso, a indicação é fazer o corte com o cabelo seco para você ver exatamente como o resultado final vai ficar, sem que os cachos encolham depois. Procure por profissionais que tenham experiência com esse tipo de corte ou fio para um bom resultado.  

Leia também: Zendaya dá dicas de como modelar os cachos; aprenda com tutorial de 5 passos

Lavando, hidratando e finalizando o cabelo black power

Foto: Reprodução/Instagram/naturalrootsista
A dica é lavar o cabelo black power a cada dois dias, manter uma frequência de hidratação e usar ativadores de cachos

Rudi explica que, pela estrutura capilar, a oleosidade da raiz demora muito a chegar às pontas — principalmente por causa da dificuldade do óleo através da gravidade. Por causa disso, o ideal é lavar os fios de dois em dois dias, sempre com produtos específicos. 

Essa questão do óleo x gravidade também faz com que os  cabelos cacheados que formam os anéis ficarem mais ressecados do meio até as pontas. É aí que entra os cuidados especiais de acordo com o seu tipo de cacho e que começa com a hidratação

"As hidratações devem ser frequentes, com cremes a base de jojoba e manteiga de karité e murumuru, por exemplo", diz Daniella Albuquerque, hairstylist do Jacques Janine Fashion Mall. 

Entre os truques para não danificar os fios está desembaraçá-los fora do banho usando um pente garfo ou uma escova de cerdas naturais. Usar um ativador de cachos que contém óleos em sua composição também ajuda a deixar os cachos do  cabelo black power mais definidos. E Daniella ainda faz um alerta: "Use o secador para garantir que toda a cabeleira esteja seca antes de dormir."