Você sabe como cuidar da pele antes e depois da maquiagem?

Utilizar os produtos corretos e saber qual seu tipo de pele é importante para mantê-la saudável

Utilizar produtos de qualidade na pele é um passo muito importante antes, durante e depois de se maquiar. Mas como cuidar da pele com os produtos corretos para mantê-la sempre bonita? Apesar de estar sendo muito comentada e ter se tornado conhecida, a rotina de skincare ainda é estranha para muita gente.

Leia também: Influenciadora ensina truque de maquiagem para aumentar os olhos em 6 passos

Manter alguns “rituais” diários, utilizando produtos para hidratar e limpar corretamente a pele ajuda a evitar acne, envelhecimento precoce, poros visíveis e problemas com oleosidade. O primeiro passo para saber como cuidar da pele corretamente é classifica-la como seca, oleosa ou mista. Depois é só escolher os produtos apropriados. 

Saber como cuidar da pele antes e depois da maquiagem é muito importante
Foto: shutterstock
Saber como cuidar da pele antes e depois da maquiagem é muito importante


Para todos os tipos de pele

Algo que deveria estar sempre na bolsa de qualquer pessoa é o protetor solar. Os raios ultravioletas são prejudiciais para a derme, causando o envelhecimento e até câncer. Uma ótima opção é o Normalize, da Ada Tina, que contém FPS 30. Ele é vegano e não tem efeito brilhante, ou seja, você não ficará com aspecto oleoso depois de usá-lo. O protetor solar deve ser utilizado antes da base, para que proteja a pele durante o dia.

Foto: Reprodução
Protetor solar Normalize Ada Tina FPS 30

Outro componente que ajuda muito no rejuvenescimento de qualquer pele é a vitamina C. Ela ajuda na produção de colágeno, além de clarear manchas e ter efeito antioxidante. Para isso, utilize um sérum, como o Complexo Facial Vitamina C da Payot.

Foto: Reprodução
Complexo Facial Vitamina C Payot

Para peles oleosas          

Quem tem pele oleosa sabe que não é qualquer produto que vai ser benéfico. O maior problema dessas pessoas é que a maquiagem não dura, e algumas sofrem com acne pelo entupimento dos poros. Por isso, evite hidratantes diariamente e principalmente itens com óleos na composição. Um dos grandes aliados da pele oleosa é o adstringente, como o Limpador Facial Neutrogena Deep Clean.

Foto: Reprodução
Limpador Facial Neutrogena Deep Clean


Além dele, a água micelar pode fazer mágica. Esse produto serve como demaquilante e também tonifica a pele, retirando o excesso de oleosidade, mas sem ressecar. O kit Sensibio H2O Solução Micellare da Bioderma dá direito a dois frascos desse item.

Foto: Reprodução
kit Sensibio H2O Solução Micellare da Bioderma

Para peles secas

Apesar de não sofrerem tanto com a acne, as peles secas descascam, são mais sensíveis e tendem a envelhecer mais rápido. Nesse caso, é sempre bom utilizar hidratantes, tanto antes de fazer a maquiagem, quanto depois de retirá-la. O Hidratante Facial Vichy é uma ótima opção para quem mora nas cidades, porque além de hidratar ele também protege a pele da poluição, que é um dos vilões modernos.

Foto: Reprodução
Hidratante Facial Vichy

Por ser muito sensível, a pele ressecada precisa de atenção especial principalmente no inverno, quando o tempo fica mais seco. O Tônico Facial Neutrogena Ultra Gentle, além de limpar a pele, também tonifica, fazendo com que a aparência cansada seja minimizada.

Foto: Reprodução
Tônico Facial Neutrogena Ultra Gentle

Para peles mistas

            Em geral, a pele mista tem pontos em que é oleosa (nariz, queixo e começo da testa), e pontos em que é seca (bochechas e parte superior da testa). Para deixar a aparência uniforme, sempre opte por produtos adstringentes na parte oleosa, e hidratantes na parte seca, como os que foram citados anteriormente. 

Lembre-se que uma das partes mais importantes de skincare é ao retirar a maquiagem, que deve ser removida com demaquilante preferencialmente bifásico, que ele tira os componentes à prova d’água do rosto com mais facilidade. O Deep Clean Fluído Bifásico Demaquilante Neutrogena é uma boa opção. Depois disso, basta lavar o rosto com água e sabão para ter certeza que todo excesso de make já saiu.

Foto: Reprodução
Deep Clean Fluído Bifásico Demaquilante Neutrogena


Escolher os produtos certos e saber como cuidar da pele é algo muito importante. Aproveite que estes e outros produtos estão disponíveis no site da Época Cosméticos com 22% de desconto .