5 sinais que mostram uma pele envelhecida antes do tempo e como evitá-los

Manchas de sol, ruguinhas ou olheiras podem ser sinais de que a sua pele está envelhecendo de forma precoce; veja dicas de profissionais para evitar isso

Existem dois jeitos de perceber que você está envelhecendo: pelas experiências de vida ou pela sua aparência. Sulcos da testa, pés de galinha e bolsas abaixo dos olhos, por exemplo, são processos naturais da idade, mas para algumas pessoas esses e outros sinais de pele envelhecida aparecem bem antes do que deveriam, por razões diversas.

Leia também: Luz do computador e do celular podem causar envelhecimento precoce da pele

Foto: shutterstock
Para algumas pessoas, a pele envelhecida pode ser um problema antes do comum, mas tratamentos preventivos ajudam


Segundo especialistas, os sinais de pele envelhecida  precocemente aparecem de forma bastante sutis e, apesar de não serem um problema além da questão estética, podem ser algo para ficar de olho. “Assim, podemos indicar tratamentos preventivos que evitam o aparecimento de rugas, flacidez e outras alterações causadas pelo fotoenvelhecimento”, explica Jardis Volpe, dermatologista da Clínica Volpe, em São Paulo. 

Segundo o profissional, quanto antes você notar qualquer questão ligada ao envelhecimento precoce , será mais fácil buscar ajuda do médico especialista. Por isso, ele e outros profissionais indicam cinco presságios que podem acender o sinal de alerta:

Sinal de pele envelhecida #1: manchas de sol no rosto aos 20/30 anos

Foto: shutterstock
As manchas de sol mostram uma pele envelhecida, principalmente depois que o corpo diminui o próprio metabolismo

De acordo com a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, as manchas e sardas que começam a aparecer no rosto têm relação direta com o quanto você ficou exposta ao sol até, mais ou menos, os 20 anos de idade. "A partir dessa idade, já existe um declínio na capacidade de reparo e proliferação celular, já que é após os 25 anos que temos a primeira perda no metabolismo de regeneração", explica.

Esse processo faz com que tenhamos certa deficiência em produzir espontaneamente os antirradicais livres e antiglicantes que combatem os superóxidos que envelhecem o nosso organismo, facilitando o aparecimento de manchas.

“Indícios como as hiperpigmentações solares são um importante sinal de alerta dos danos cumulativos do sol”, completa Jardis. Se você perceber isso em seu rosto, ele indica procurar um dermatologista que prescrever cremes com ativos que ajudam a diminuir as manchas ou até mesmo um tratamento focado na estética , além de recomendações de cuidados diários.

Sinal de pele envelhecida #2: rugas ao longo das bochechas

Foto: shutterstock
As rugas que deixam a pele envelhecida podem aparecer por causa da exposição solar, mas há cosméticos que ajudam

"As pessoas desenvolvem rugas com o movimento e expressões, de modo que não é realmente um mau sinal de envelhecimento. Mas se as linhas finas e rugas aparecem no meio das bochechas, entre os 20 ou 30 anos de idade, é hora de se preocupar”, explica o dermatologista da Clínica Volpe. De novo, o sol aparece como o "vilão" que pode deixar a pele envelhecida.

Para rejuvenescer a região, são indicados tratamentos que estimulam a produção de colágeno, além de produtos que tenham alguns ativos específicos, como  ácido hialurônico . “Com o avanço da idade, a produção natural de ácido hialurônico diminui, reduzindo também a hidratação e elasticidade da pele. Então, quando existe falta de ácido hialurônico, há desidratação da pele, tendência à flacidez, formam-se rugas, sulcos e há perda de luminosidade”, explica Claudia.

Sinal de pele envelhecida #3: pescoço irritável e flácido

Foto: shutterstock
Por ser muito fino, o pescoço é uma das partes do corpo que podem ficar facilmente irritadas e com a pele envelhecida

"O pescoço é uma região cuja pele é muito fina, praticamente sem glândulas sebáceas, com espessura próxima a dois milímetros, pouco hidratada e onde há grande movimentação natural pela própria dinâmica da região", explica a dermatologista. Assim, não é difícil para essa área do corpo ficar com a pele envelhecida, flácida ou com marcas de irritação. 

Além de ser muito importante aplicar protetor solar no pescoço para evitar ter a pele envelhecida pelo sol, a dica é manter a hidratação profunda e usar cosméticos à base de colágeno para ajudar na suavização das marcas e melhora das rugas e flacidez na área. Também existem tratamentos de estética específicos, mas é importante consultar um médico antes. 

Sinal de pele envelhecida #4: sua pele está mais sensível que o habitual

Foto: shutterstock
A sua rotina diária ou problemas com alimentação podem refletir na sua beleza e deixar a pele envelhecida precocemente

De acordo com Claudia, a pele é parte de um sistema que precisa estar em equilíbrio, então, se o paciente não está se alimentando direito ou fazendo uso de certos medicamentos, é uma tendência que ela fique mais sensível e seca — e isso reflete no rosto. 

“Essa sensibilidade também é um presságio importante de que alguma coisa em sua rotina de beleza não está em ordem”, comenta Jardis. "Por isso, é necessário fazer uso de vitaminas orais, ter alimentação balanceada e aplicar produtos tópicos com ação calmante e altamente hidratante para manter a saúde da pele em dia e evitar o envelhecimento precoce." 

Leia também: 10 alimentos essenciais para manter um bom funcionamento da pele

Sinal de pele envelhecida #5: seu olhar já não é mais o mesmo

Foto: shutterstock
O olhar também pode dizer muito sobre ter a pele envelhecida ou não, mas alguns tratamentos podem melhorar isso

“No rosto, a região dos olhos é a mais sensível, com característica e estrutura epidérmica diferenciada. A área também conta com a fragilidade das fibras de colágeno, responsáveis pela sustentação dessa pele que fica, em média, 6% mais fina a cada dez anos”, explica Jardis.

Esse processo natural de envelhecimento pode acabar causando olheiras, mas outros fatores, como alimentação rica em açúcar e sal ou noites mal dormidas, podem tornar a pálpebra mais inchada e deixar as manchas abaixo dos olhos mais evidente. “As olheiras mais violeta, ou mesmo as mistas com tons acastanhados e arroxeados, podem surgir também por excesso de bebida alcoólica, tabagismo, na TPM, entre outras causas”, complementa Claudia Marçal.

Apesar de não ser possível remover completamente esse problema que deixa a pele envelhecida , existem dicas de estética para clarear as olheiras . Tratamentos à base de ácido hialurônico ou laser, que devem ser feitos sempre por profissionais confiáveis, podem ajudar a diminuir o pigmento. Em casa, a aplicação de máscaras ou cremes também são opções que vão agir para desinchar as bolsas e acalmar os vasos sanguíneos de forma temporária.