Como fazer cronograma capilar? Rotina de cuidados mantém os fios saudáveis

Segundo especialista, é preciso saber qual a principal necessidade do seu cabelo para montar uma rotina mesclando os três passos do cronograma

Você já ouviu falar em cronograma capilar? Essa técnica funciona, basicamente, para criar uma rotina de cuidados e reestabelecer a saúde dos cabelos , com foco em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução dos fios. E, acredite, se você está buscando uma solução para problemas como quebra, opacidade e ressecamento, esse pode ser o caminho. 

Foto: shutterstock
Se você está buscando formas de deixar seus fios bonitos e saudáveis, o cronograma capilar pode ser uma boa solução


De acordo com Eduardo Martins, hairstylist do Jacques Janine Moema, localizado em São Paulo, o cronograma capilar  pode ajudar na reposição de nutrientes para manter a saúde do cabelo. "Quem tem um cabelo quimicamente tratado com certeza vai precisar fazer o cronograma com hidratação, nutrição e reconstrução. Quem usa muito secador, chapinha ou se expõe de forma frequente ao sol ou água da piscina ou do mar também pode apostar nessa rotina ", diz.

O especialista também lembra que muitas mulheres acabam investindo na técnica para deixar os fios mais saudáveis enquanto estão em fase de transição capilar. Além disso, também é uma forma de conhecer o seu tipo de fio e suas necessidades.

Ainda assim, o cronograma é indicado para todos os cabelos  , só é preciso entender o tipo de raiz e de fio, porque só assim você vai saber montar a rotina certa de cuidados. "É preciso ficar atenta nisso, porque se o cabelo que não tem química e usar muita reconstrução, por exemplo, pode dar efeito rebote de tanto usar o produto, enrijecendo a fibra do cabelo e acabar quebrando os fios com muito mais facilidade", alerta o profissional. 

Escolhendo os produtos para o cronograma capilar

Foto: shutterstock
Escolher os produtos certos também pode te ajudar na hora de fazer o cronograma capilar, já que os ativos são importantes

Segundo o especialista, cada uma das etapas do cronograma serve para um propósito diferente. "A reconstrução serve para restaurar e enrijecer o fio, deixando-o mais resistente e forte. Já a função da etapa de hidratação é dar brilho e evitar a perda de água. A nutrição, por sua vez, dá emoliência, ou seja, deixa os fios mais sedosos ao toque, além de devolver os nutrientes para os fios e couro cabeludo", explica Eduardo. 

Para que os resultados sejam obtivos com sucesso, é necessário ficar atenta na hora de escolher os produtos certos. "É importante que haja uma avaliação feita por um profissional antes de comprar qualquer coisa. Então, o ideal é perguntar para o seu cabeleireiro qual é o seu tipo de cabelo e do que ele está precisando naquele momento." 

Eduardo completa que hoje existem muitos produtos com custo benefícios bons para fazer cronograma capilar, mas é preciso procurar nas embalagens dos produtos alguns  ativos que são mais indicados para cada uma dessas etapas; confira abaixo: 

  • Hidratação: aloe vera, calêndula e manteiga de karité;
  • Nutrição: argan, macadâmia e azeite de oliva;
  • Reconstrução: queratina, cisteína, creatina, arginina e colágeno.

Como saber o que o meu cabelo precisa antes do cronograma capilar?

Foto: shutterstock
Para descobrir como montar o seu cronograma capilar é possível consultar um especialista ou fazer o teste de porosidade

Antes de montar sua rotina, é preciso entender a necessidade do seu cabelo, já que só assim você poder oferecer os nutrientes essenciais de acordo com o que o seu fio precisa. "Cabelos sem brilho, armados, ressecados precisam de hidratação. Se tiver com frizz, desalinhados e porosos, eles precisam de nutrição ou umectação. Já os fios finos, ralos, quebradiços, com pontas duplas e elásticos precisam de reconstrução", explica.  

Além de consultar um especialista para indicações, você pode fazer um teste de porosidade em casa e descobrir do que seu cabelo precisa. Para isso, é só colocar um pouco de água em um recipiente transparente e, em seguida, analisar o que acontece com o fio do seu cabelo na água. 

  • Se o fio cabelo boiar: precisa de hidratação;
  • Se o fio de cabelo não afundar nem boiar:  precisa de nutrição;
  • Se  o fio de cabelo afundar: precisa de reconstrução.

Depois, é só montar o cronograma capilar de acordo com as suas necessidades. 

Montando seu próprio cronograma capilar

Foto: shutterstock
Na hora de montar o cronograma capilar, é importante saber qual a maior necessidade dos seus cabelos no momento

Acredite, não é difícil fazer cada um dos procedimentos mencionados em casa. A hidratação e a reconstrução, por exemplo, podem ser feita durante a lavagem dos cabelos, geralmente depois do shampoo, deixando um creme agir nos fios por certo tempo. Já para o caso da nutrição é possível optar por um desses três jeitos:

  • Máscara para nutrição: creme que devem ser utilizados durante a lavagem e tem ação rápida, de duração entre dois e cinco minutos;
  • Umectação com óleo vegetal: o óleo deve ser aplicado nos cabelos antes da lavagem e é necessário deixá-lo agir por 30 minutos antes de retirar com shampoo;
  • Umectação noturna: essa opção é indicada para quem tem cabelos muito ressecados e deve ser feita durante a noite, aplicando óleos vegetais ou maionese capilar antes de dormir e lavando apenas na manhã seguinte.

Depois de saber como fazer, o próximo passo é, sem dúvida, montar seu próprio cronograma capilar. "Antes de mais nada, é preciso identificar qual a maior necessidade. Com isso, você monta o cronograma para um mês colocando em duas semanas os produtos indicados para essa maior necessidade. Lembrando que o cronograma capilar é formado pelos três passos."

O especialista explica que se o fio precisa de reconstrução, por exemplo, o ideal é mesclar as semanas. "Na primeira e na terceira semana você coloca reconstrução, na segunda semana você coloca  hidratação e na quarta semana nutrição", diz. Veja um exemplo abaixo: 


A indicação é fazer cada um dos processos a cada 15 dias, sem repetir o mesmo por duas semanas seguidas. Além disso, a recomendação é seguir o cronograma capilar por cerca de dois meses, até suprir as necessidades dos fios e do couro cabeludo. "Não se deve exceder o uso do cronograma para não sobrecarregar os cabelos", finaliza Eduardo.