Como aparecem e como tratar as espinhas causadas por estresse?

Segundo as especialistas, é preciso prestar atenção no seu estilo de vida para que o estresse não cause outros problemas além das espinhas no rosto

Diferente do que muita gente acredita, a puberdade não é o único momento da vida em que a acne costuma aparecer. De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia , essa condição de pele pode piorar em condições de muito estressantes e, inclusive, existem muitos casos adultos, principalmente mulheres, com espinhas causadas por estresse.

Leia também: Adolescente faz tratamento para acne com chá verde e mel, mas isso funciona?

Foto: shutterstock
As espinhas causadas por estresse são fruto da liberação de hormônios, que são ativados após situações muito desafiadoras


De acordo com a dermatologista Ana Carolina Sumam as  espinhas causadas por estresse  são exatamente iguais a acne que aparece durante a puberdade. "As espinhas aparecem por causa dos hormônios masculinos, chamados androgênios, que acionam as glândulas sebáceas para produzir mais sebo e a pele fica mais propensa a desenvolver acne."

A dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia , complementa que, no caso dos adolescentes, essas glândulas ficam mais ativas por causa da intensa produção de hormônios. E essa é a principal diferença para a acne que costuma aparecer quando você está estressada. 

"Quando o estresse é muito intenso, há um aumento da produção de cortisol, que estimula os hormônios androgênios. Além do que já foi mencionado, a acne também produz uma quantidade de bactérias e, como o estresse diminui nossa imunidade, então acaba tendo uma proliferação aumentada de 'bactérias ruins'", explica Ana Carolina.

Ambas especialistas afirmam que é preciso levar em conta alguns fatores ao falarmos de espinhas causadas por estresse, especialmente àqueles ligados ao estilo de vida. Claudia menciona a ingestão de alimentos que estimulam a produção de androgênios, como doces e açúcares, e Ana Carolina fala sobre a falta de atividades físicas. As duas situações comprometem o bem-estar físico e, também, a saúde da pele. 

Qual tratamento para as espinhas causadas por estresse?

Foto: shutterstock
Ao pensar em cuidar das espinhas causadas por estresse, é importante lembrar que cada caso deve ser avaliado pelo médico


Segundo Claudia, o problema das espinhas causadas por estresse é que cada caso é um caso. "O médico deve realizar uma anamnese detalhada, ou seja, um exame que investiga toda a parte hormonal, os hábitos de vida, a alimentação e as situações de estresse. Um bom tratamento só terá resultado se for baseado no controle significativo destes fatores", diz. 

Assim, é um especialista que irá sugerir se o melhor é fazer um tratamento dentro da clínica, como peeling ou exposição à luzes, ou se o melhor é seguir procedimentos em casa. "Nesse caso, o tratamento inicialmente deve ser instituído para o controle inflamatório."

Ana Carolina também menciona a importância de ter uma rotina de beleza que se preocupe com fatores como a acne. "O ideal, em casos assim, seria que a pessoa conseguisse mudar seu estilo de vida, diminuindo o estresse. Porém, quando falamos apenas dos cuidados, é sempre importante lembrar que se deve usar um sabonete apropriado para o seu tipo de pele, nunca dormir de maquiagem e ter sempre o acompanhamento de um especialista."

Essa "rotina de beleza" não precisa ser tão rigorosa quando a das coreanas , por exemplo. Claudia diz que procurar um sabonete adequado, usar a loção tônica com função adstringente duas vezes ao dia e cremes e séruns (composto líquido com uma variedade de ativos para determinado propósito) que tenham vitaminas pode ser suficiente. 

Outra dica é apostar nas máscaras faciais à base de argila para controle da oleosidade, eritema e inflamação. Misture ainda uma gota de óleo essencial de eucalipto e duas gotinhas de óleo essencial de melaleuca em uma colher de sopa de água para melhorar o efeito detox. Existem também receitas caseiras para outros tratamentos para melhorar as espinhas, como a máscara feita de uma mistura com chá verde e mel, que tem ação antioxidante. 

É preciso me preocupar com as espinhas causadas por estresse?

Foto: shutterstock
Apesar de existirem tratamentos para as espinhas causadas por estresse, é preciso ficar atenta aos outros sintomas

As espinhas em si não são um problema tão grande, afinal, elas conseguem desaparecer com alguns cuidados, mas a preocupação com estresse não deve ser deixada de lado. "Todo o nosso organismo está muito sujeito as alterações que o estresse provoca e com a pele, que é o maior orgão do nosso corpo, não poderia ser diferente. A pele é muito sucetível ao estresse e existem uma série de situações que pioram por causa disso", diz Ana Carolina. 

Claudia, por sua vez, afirma que existem vários outros sintomas, além das espinhas por estresse , que podem surgir por conta do estresse e prejudicar a pele, dentre elas: eczemas / dermatites , psoríaseurticária e até alopecia . "Muitos desses problemas mencionados também podem causar envelhecimento precoce da pele", finaliza a especialista.