Quais são as tendências de maquiagem para 2018?

O Ano Novo é sempre repleto de novidades e, claro, para o mundo da beleza não vai ser diferente; confira o que vai estar em alta em 2018

A maquiagem é um fator importante para compor o look e, com a chegada das comemorações de fim de ano, já está na hora de pensar sobre os planos e, principalmente, as tendências para 2018, inclusive no quesito de moda e beleza. Pensando nisso, o Delas conversou com maquiadores que podem tirar as dúvidas sobre como se preparar para o próximo ano sem deixar de saber o que está em alta no momento. 

Leia tudo sobre maquiagem

Seguir uma linha mais 'natural' na hora de passar maquiagem é uma das tendências para 2018 no quesito de beleza
Foto: shutterstock
Seguir uma linha mais 'natural' na hora de passar maquiagem é uma das tendências para 2018 no quesito de beleza





De acordo com o maquiador Will Vieira, vencedor do Prêmio AVON de Maquiagem 2017 na categoria "editorial", o segredo para seguir as tendências para 2018 é manter o iluminador na bolsa. "As maquiagens com efeito mate entraram com tudo aqui no Brasil, principalmente os batons. Mas, conforme as tendências de beleza mostradas nos desfiles internacionais, o 'Makeup Glowing' veio com tudo."

Se você está se perguntando o que seria essa tal "makeup glowing", é bem simples: consiste naquela make com um efeito mais natural e usando o iluminador para dar aquela aparência de pele brilhante e saudável. "2018 será a vez daquela maquiagem sem efeito matte ou boneca de porcelana", explica Will. " Produtos como bases, sombras e batons com efeitos mais cremosos e líquidos serão o 'it' desta vez."

Buscar por um efeito mais natural já é uma técnica que vem sendo cada vez mais procurada, inclusive por influenciadoras digitais e profissionais da beleza, e vai no sentido contrário do contorno, que ficou bastante conhecido na internet depois que Kim Kardashian postou diversas imagens e tutoriais em suas redes sociais mostrando ser adepta do método.

Leia também: Com contorno ou sem? Não é preciso seguir fórmulas para ter a maquiagem perfeita

Duda Molinos, maquiador oficial da SD MAKE•UP, concorda que o iluminador vai estar bastante em alta. Além disso, outra tendência são as sobrancelhas marcadas, algo que vai ser levado de 2017.  "Acho que essa tendência pode continuar em 2018, mas talvez com menos excesso de maquiagem, de forma mais sutil."

"Acredito que para 2018 vai continuar esse critério de mulher com contorno, rosto iluminado, sobrancelhas feitas, delineado nos olhos, sombras metalizadas… afinal de contas a moda não começa e acaba assim tão rápido", analisa

Para ele, o mix de tendências sempre foi e provavelmente será a coisa mais inteligente a se fazer. "Ir a fundo em uma única tendência significa ficar preso a ela. O ideal, no meu ponto de vista, é realmente procurar inspirações em vários anos e tentar misturar isso em um look de forma em que se perceba que tem pinçadas e olhares pro passado, mas que esteja sendo feito de forma nova e misturando tendências muitas vezes até opostas", explica Duda. 

Nas redes

De acordo com relatório "Pinterest 100 para 2018", o que os especialistas dizem e o que público pensa está bem alinhado. No quesito de maquiagem, 48 milhões de usuários pesquisam sobre o tema na plataforma. Os interessados em beleza foram responsáveis por um aumento de 75% nos Pins dessa categoria no Pinterest de um ano para outro, de acordo com análise da empresa. 

Você viu?

A pesquisas pelo termo “cílios”, por exemplo, tiveram um aumento de 152% e, mesmo que as sobrancelhas continuam marcantes, o foco mesmo é dar destaque aos olhos. Contornos inferiores em tons vibrantes ou esfumados na pálpebra com uma “sombra iluminada” também foram 63% mais procurados. 

E da mesma forma que as bases agora estão mais inclusivas, com tons de pele que vão do mais claro ao mais escuro, os "tons de pele" também entraram nas estatísticas, com um aumento de 378% no número de buscas.


Como se preparar para a make de 2018?

Se já quiser chegar em 2018 brilhando com a maquiagem do momento, as dicas são bem simples. Em primeiro lugar, é importante levar os cuidados diários com a pele bem a sério e não esquecer de alguns fatores, como limpeza, hidratação, proteção solar, além de não dormir com maquiagem.

"Como a tendência agora vem com a naturalidade, de uma pele iluminada e transparente, vale se preparar e investir em cremes e vitaminas para ter uma pele bem cuidada, hidratada e saudável. É muito importante para que o resultado de sua maquiagem seja radiante e impecável", diz  Will Vieira.

E como essa tendência de uma maquiagem com efeito mais natural possível é o que vem sendo trabalhado nos editoriais de moda e passarelas, não é difícil encontrar os cosméticos certos. Para facilitar ainda essa rotina sem que você precise se preocupar em ficar horas em frente ao espelho, o maquiador tem algumas indicações: "Produtos como BBcreams e multifuncionais facilitam no dia a dia, proporcionando uma pele mais uniforme, ao mesmo tempo leve e transparente, sem preocupar-se em cobrir todas as imperfeições."

Leia também: Inspire-se em 5 famosas e aposte na maquiagem metálica para o final de ano


Para as festas

Mas e como se destacar com uma maquiagem que segue o natural? Uma boa pedida é usar glitter, por exemplo. Segundo o profissional, é possível acrescentar brilho desde os mais sutis para o dia a dia, aplicando-o com ajuda do gloss e bastonete no cantinho interno dos olhos, fazendo pontos de luz, ou na pálpebra móvel se quiser um efeito mais marcante. Para a boca, a dica utilizar um batom cremoso ou gloss pra fixar o glitter.

Outra sugestão é apostar no estilo do verão: tons quentes, pele com efeito mais bronzeado, batons, blush e sombras em tons de coral, rosa e pêssego. Também é válido abusar de gloss e dos iluminadores.


Como usar?

Para te ajudar a começar o ano já na moda, um passo a passo simples pode ser um aliado. "Aposte numa pele de cobertura leve, com uso de iluminadores em pontos chaves do rosto: têmporas acima das maçãs do rosto, ossinho e ponta do nariz, arco do cupido (aquele "V" central da boca) e um pouquinho no queixo", diz Will. 

Optar por produtos cremosos e líquidos pode ajudar a dar um efeito mais natural, e caso tenha a pele oleosa ou queira fazer ele durar mais, o maquiador indica aplicar o iluminador em pó por cima, porque desta forma ele fixa por mais tempo e potencializa o efeito.

E se você não quer se desfazer dos seus queridinhos batons mattes, não tem problema! Basta usar um gloss transparente por cima e entrar na tendência. "Lembre-se, tons alaranjados, pêssegos e rosados predominam. Vale até brincar, utilizando um batom também como sombra e blush", finaliza. Parece que seguir as tendências para 2018 não é tão difícil assim, né? Agora é só deixar de lado os contornos, e apostar nos iluminadores!