Cortes de cabelo: Rodrigo Cintra dá dicas para quem quer mudar o visual

Curtinho, médio ou longo... O hairstylist das famosas dá dicas para quem quer dar um up nos cabelos, da mudança radical a um corte sutil

Começo de ano é um ótimo momento para dar aquela repaginada no visual! Não tem coisa melhor que mudar os cabelos - mesmo que seja só um pouquinho. Mas como tantas informações e inspirações de cortes de cabelo diferentes podem confundir um pouco a nossa cabeça, um dos maiores medos de muitas mulheres é cortar  e se arrepender.

+ Checklist da beleza: tratamentos de pele, cabelo e mais para iniciar agora

Rodrigo Cintra dá dicas de corte de cabelo para você mudar o visual
Foto: Divulgação
Rodrigo Cintra dá dicas de corte de cabelo para você mudar o visual

Por isso que dicas de um expert no assunto sempre vem bem a calhar! Rodrigo Cintra , hairstylist do salão Studio W, do shopping Iguatemi, em São Paulo, apresentador do Guerra das Tesouras, quadro do programa semanal de Eliana, e integrante do Esquadrão da Moda, no SBT, fala o que é mais importante na hora que o assunto é cortes de cabelo .

"Um bom corte de cabelo, aquele que valoriza os traços, o perfil da pessoa e capaz de realçar a beleza natural, é transformador. E pode ser um divisor de estilos. Por isso, a técnica de visagismo é tão importante na hora de mudar de forma radical, principalmente para quem sempre teve fios longos e adota um Chanel ou pixie cut ou mantinha os fios tradicionalmente retos e quis experimentar um visual mais moderno, com camadas repicadas e até uma franja", comenta o hairstylist.

Segundo Cintra, também é fundamental conhecer as técnicas e escolher a que mais combina com o cabelo de cada um. "O grande segredo está na execução. O profissional precisa conhecer a textura, o tipo de fio e avaliar se o corte pretendido tem a ver não só com a fisionomia, mas com o estilo da pessoa".

No final, a mudança no visual é uma grande aliada. "Um bom corte atua a favor da beleza, já que pode ajudar a afinar o rosto, disfarçar uma testa proeminente, deixar mais jovial. E com certeza, uma mudança radical é sempre libertadora!", afirma Cintra. 

Para você se inspirar, separamos 3 tipos de cortes usados pelas famosas que podem dar um up no seu visual:

Você viu?

Corte curto - Andreia Horta

Foto: Reprodução
Andreia Horta

“Para viver o ícone Elis, a atriz deixou o corte chanel para trás e adotou o estilo Joãozinho, que nos dias atuais ganhou styling mais atual com costeleta desenhada, franja e fios levemente repicados. É o pixie cut", explica Cintra.

O modelo foi usado por divas, como Twiggy, e volta com força total fazendo a cabeça de muitas personalidades, como Andreia Horta , e também Claudia Abreu , em A Lei do Amor.

"O corte curtinho combina com as mulheres ousadas, seguras e é ótimo para contrastar com acessórios, como maxibrincos. Quem tem o rosto mais arredondado, deve apostar em um curto com um franjão lateral para suavizar os traços.”, indica ao profissional. 

Corte médio - Fernanda Vasconcellos

Foto: Reprodução/Instagram
Fernanda Vasconcellos

"Corte coringa que está sempre em alta com suas variações. Se você  quer passar uma imagem elegante e sofisticada mudando seus fios, aposte no corte da atriz Fernanda Vasconcellos . É um Chanel mais moderninho, um bob com a nuca aparente, frente mais alongada e franjão para dar aquele ar mais sexy".  O corte ainda é mais desfiado, rasgado, com pontas um pouco mais alongadas na frente. 

Mas para manter o bob bonito é preciso manutenção: cortar a cada dois meses, no máximo. Por outro lado, esse estilo é perfeito para quem busca praticidade. "Esse cabelo não requer tantos cuidados, mas a dica para o dia a dia que posso dar é: seque o cabelo sempre de forma mais bagunçada, de baixo para cima, para as pontas ficarem mais leves e aplique uma pomada de finalização para amassar as pontas, isso realça o desfiado e se consegue ver as pontas irregulares", fala Cintra. 

O Chanel é um clássico que nunca sai de moda e vem com várias versões: tem o desfiado, o mais reto, com franja, com franja lateral. São muitas as variações do corte. Mas é preciso fazer uma adaptação para os formatos de rostos, como ensina o profissional:

"No oval, que é um rosto bem flexível, o corte combina bem. Já para quem tem rosto redondo ou quadrado, é preciso fazer uma adaptação e suavizar tais características. Explico: você deixa um Chanel um pouco mais longuinho e de preferência com pontas mais alongadas na frente, passando mais ou menos uns três dedos do queixo da cliente para dar um efeito de afinamento de rosto, de verticalização da imagem".

Corte Longo - Giovanna Lancellotti

Foto: Raphael Dias/Gshow
Giovanna Lancellotti

“A atriz   Giovanna Lancellotti iniciou o trabalho em Sol Nascente [novela das 18h da Globo que sucedeu Novo Mundo] com um corte bastante tradicional, sem grande elaboração. Fios muito longos, no estilo liso chapado com a base reta em tom homogêneo castanho. E agora, a personagem ganhou um look mais sexy e volumoso com fios desconectados, em camadas, um pouco mais curtos, acima dos seios, e com finalização messy. Para quem não abre mão dos fios longos, os cortes de cabelo repicados deixam o visual mais moderno e a franja alongada ajuda a afinar o contorno do rosto”, orienta o especialista.