Saiba quais são as cores, texturas e efeitos de esmalte que marcaram as épocas e fazem sucesso com as mulheres até hoje
Hoje, 1º de agosto, é comemorado o Dia do Esmalte, um dos produtos mais amado pelas brasileiras. Mas você conhece a origem dessa maquiagem para as unhas? Pouca gente sabe que a história por trás de um dos principais aliados da beleza das nossas mãos é muito mais antiga do que imaginamos.

As primeiras evidências do uso do esmalte , ou melhor, de produtos para tingir as unhas remetem ao antigo Egito, por volta de 3.500 a.C. As mulheres egípcias aplicavam henna preta nas unhas , enquanto cores vibrantes , como o vermelho, eram reservadas para a realeza. Acredita-se que o vermelho-escuro era a cor favorita de Cleópatra.

Porém, foi apenas na década de 1920, inspirado no acabamento das tintas para carros, que oesmalte como conhecemos hoje começou a ganhar forma. A francesa Michelle Ménard foi a grande responsável pelo produto comercial .
Entre 1920 e 1940, o esmalte se tornou uma sensação entre as grandes estrelas de Hollywood, ganhando o status de elemento fashion . Novamente, o vermelho era o grande destaque, e a atriz Rita Hayworth foi uma das maiores responsáveis pela difusão da tendência.

Desde então, a evolução de cores e acabamentos não parou. Nos anos 50, os vermelhos eram a principal tendência. Já na década de 60, tons pastel e variações de rosa trouxeram mais jovialidade e feminilidade para as unhas .
Cores vibrantes, como o fúcsia, dominaram as unhas durante os anos 80, década que - quanto mais cor, melhor! - também foi marcada por inovações na formulação dos esmaltes.

Depois de ser apresentado nas passarelas de moda de Paris, o estilo francesinha virou sucesso imediato. Até hoje essa é uma das técnicas de esmaltação mais pedidas nos salões do mundo todo .
Feita com dois tons de esmalte, geralmente com o branco nas extremidades e o off-white por cima da unha inteira, se tornou um clássico para noivas e para as mulheres que gostam de cores claras nas mãos.

A partir dos anos 2000, a variedade de cores e acabamentos cresceu de forma exorbitante. O esmalte deixou de ser só um produto de beleza e transformou-se em uma forma de expressão criativa, um acessório que combina com os looks, eventos e sentimentos das mulheres.
+ Maquiador ajuda a montar seu nécessaire economizando (tempo e dinheiro!)
Hoje, o vermelho continua em alta, mas disputa o posto de favorito com os tons de nude, que ganharam o coração das consumidoras como escolhas elegantes e versáteis. Os azuis também estão entre os queridinhos, assim como aqueles com efeitos especiais , que incluem os metálicos e os cintilantes.
