Tamanho do texto

Os especialistas, queridinhos das estrelas, contam quando e como hidratar os cabelos, além de dicas para o dia a dia

Não importa qual é a estação - do verão ao inverno - , hidratação para cabelos é um assunto para o ano todo! Mas como fazer ou que tipo de produto usar, são as dúvidas de muitas mulheres quando percebem os primeiros sinais de um fio seco e quebradiço.

+ Aprenda o jeito certo de lavar os cabelos

Hidratação para cabelos - como deixar os fios bonitos e macios
Edu Cesar
Hidratação para cabelos - como deixar os fios bonitos e macios

Para isso responder as principais dúvidas sobre esse assunto, hidratação para cabelos , juntamos a opnião de três super especialista no quesito beleza : Marcela Lippi, hairstylist e terapeuta capilar do Studio Tez Spa do Cabelo, Ulisses SJ, hair stylist do E. A. Creative Salon (SP), e Fabinho Araújo, hair stylist do Salão Criar (SP). Os experts, queridinhos das estrelas, falam tudo o que você precisa saber sobre o tratamento e como deixar os seus fios macios e bonitos. Veja as dicas que eles deram para o iG Delas e maciez nessa peruca:

-Quando é indicado para alguém fazer o tratamento?

"Hidratação, como o próprio nome sugere, é indicada quando os fios estão desidratados, secos e porosos. Sua função principal é devolver humidade e textura natural aos fios", Ulisses SJ.

"O tratamento é indicado para todos os tipos de cabelo desde o natural até o quimicamente tratado", Marcela Lippi.

"Para todos os tipos de cabelo. É mais indicado para quem tinge, faz reflexo, deixa o cabelo exposto ao sol, piscina e mar", Fabinho Araújo.

-O que acontece com o cabelo quando não há hidratação?

"Ele se torna opaco. Ainda mais que a queratina natural só é encontrada nos fios quando a mulher é jovem, com o passar dos anos ela se perde. Então a hidratação também é para repor essa queratina e devolver o brilho", Fabinho Araújo.

"O cabelo que não é hidratado vai perder a umidade natural do fio, deixando-o com o aspecto mais seco e mais quebradiço", Marcela Lippi.

"Na ausência de hidratação, os cabelos passam ficam ressecados e posteriormente, quebradiços", Ulisses SJ.

+ O melhor corte de cabelo para cada formato de rosto

-Existem muitos tipos e diferenças entre as hidratações?

"As hidratações variam conforme a necessidade do cabelo e tem várias finalidades: devolver o brilho ao fio, deixá-lo mais macio ou até reconstruir, tratamento mais específico para cabelos quimicamente tratados", Marcela Lippi. 

"Sim. Cada marca ou linha de produtos traz um diferencial. Geralmente está na escolha da planta, fruta ou vegetal", Ulisses SJ.

"Sim. Para cabelos coloridos, para quem faz luzes, para cabelo afro, reposição de massa, reposição de queratina", Fabinho Araújo.

-É indicado procurar um especialista antes de fazer em casa?

"Sim, só ele vai conseguir constatar a real necessidade do seu fio naquele momento e vai indicar a melhor hidratação para fazer em casa", Fabinho Araújo.

"O ideal é sempre ter o acompanhamento de um profissional, pois existem muitos produtos que prometem algo, mas que acabam prejudicando o cabelo de alguma forma", Marcela Lippi. 

"Sempre é bom consultar. E, em casa, oriento secar bem os fios com a toalha antes de aplicar a máscara, para evitar o desperdício de produto! Enluvar após a aplicação e, em alguns casos, usar fonte de calor por 10 minutos para maior eficácia", Ulisses SJ.

-Deve ser refeita depois de quanto tempo?

"A manutenção da hidratação deve ser feita conforme a necessidade do cabelo. Existem cabelos que a hidratação é necessária apenas uma vez por mês porque o cabelo está bem tratado, mas também pode ser feita a cada 15 dias ou uma vez por semana quando o cabelo está muito danificado. Esse espaço de tempo pode ser maior se a pessoa apostar em boa manutenção entre uma hidratação e outra, como o uso de uma linha de xampu, condicionador e máscara específica para o seu tipo de cabelo", Marcela Lippi.

"O ideal é que seja feita a cada 30 dias, se for potente, faz, em média, a cada 45 dias. Se o cabelo estiver muito danificado, pode ser a cada 15 dias, mas só um profissional para diagnosticar", Fabinho Araújo.

"Recomendo hidratar os fios uma vez por semana", Ulisses SJ.

Leia também:

+ Quer mudar o cabelo? Conheça 3 cortes que deixam o seu rosto mais fino


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.