Tamanho do texto

A fotógrafa Michelle Marshall fez um ensaio que registra a beleza natural de mestiços com cabelos ruivos

Nem sempre quem tem cabelo ruivo tem olhos claros, pele branca e sardas no rosto. Por isso, a fotógrafa Michelle Marshall fez um ensaio para mostrar a beleza mestiça. Negros e asiáticos de cabelos ruivos foram fotografados e deram depoimentos incríveis para o projeto “MC1R”. 

Michelle Marshall fotografou mestiços com cabelos ruivos e com sardas
Reprodução/ Michelle Marshall
Michelle Marshall fotografou mestiços com cabelos ruivos e com sardas

O MC1R é o gene que determina se a pessoa terá ou não o cabelo ruivo. As pessoas fotografadas por Michelle receberam os genes recessivos, formando alelos homozigóticos que produzem proteínas caracterizadas como "defeituosas" e se tornam inativos. Dessa forma, nasceram negros e asiáticos ruivos. 

Essa beleza mestiça está fora dos padrões de beleza e, infelizmente, pode gerar constragimentos. "As pessoas achavam que a minha mãe era minha babá", conta Holly, filha de uma negra de Trinindad e de um britânico branco.

Holly
Reprodução/ Michelle Marshall
Holly

"Durante a minha adolescência desejava apenas que meu cabelo fosse escuro e grosso e que minhas sardas desaparecessem. Mas eu fiquei mais velha e a aceitação passou de uma maldição para uma benção. Eu agradeço por ser única", disse Natasha, que tem herança negra caribenha e branca. 

Natasha
Reprodução/ Michelle Marshall
Natasha

Veja outras fotos.