Tamanho do texto

Produtos que usamos diariamente podem, aos poucos, nos prejudicar. Saiba como minimizar os danos usando ingredientes naturais para cuidar da pele

Os sabonetes, hidratantes, desodorantes e até batons que usamos todos os dias contém ingredientes que, justamente em razão da alta frequência da utilização, podem prejudicar nossa pele pouco a pouco.

Itens com nomes estranhos, que poucos sabem a função – como triclosan e parabenos – têm potencial grande de causar alergia e alguns até são associados ao câncer.

Conversamos com dermatologistas para esclarecer quais são os vilões dos produtos de beleza.

Produtos que você usa todo os dias podem ser vilões
Thinkstock/Getty Images
Produtos que você usa todo os dias podem ser vilões

Parabenos

Usados como conservantes em diversos produtos de beleza, os parabenos são os campeões de alergia, de acordo com a dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia Carolina Reato Marçon. Ela explica que o potencial alergênico dos parabenos também se dão pela frequência em que são utilizados pelas pessoas: “Ele tem ação na fotoproteção e dá estabilidade química para muitos compostos [conservante]”.

Meire Parada, diretora da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatólogica, ainda afirma que existem algumas pesquisas que apontam o potencial cancerígeno dos parabenos: “Ainda existe uma dúvida se eles estão realmente associados ao câncer de mama, mas nós temos uma gama de produtos que têm parabenos”

Sulfatos

Os sulfatos são derivados do enxofre e têm capacidade detergente, ou seja, de tirar a gordura. Carolina lembra que por ser o melhor composto químico com esta função, eles estão presentes em muitos produtos: “Ele é muito utilizado e as substâncias mais são as que mais causam alergia”, diz a especialista, que aponta que sulfatos também já foram considerados carcinogênicos. Além de tudo isso, ele pode danificar a pele e o cabelo por conta do ressecamento que ele gera ao tirar a gordura.

Se você já está desesperado pensando em como vai tirar todos os produtos que têm sulfato de sua rotina diária e ainda se manter limpa, Carolina recomenda que se avaliem os custos e benefícios: “Se você tem o cabelo oleoso, usar xampus sem sulfato não vai tirar tanto a gordura”. Para ela, o ideal é tentar usar menos.

Triclosan

Pouca gente conhece, mas o triclosan é bastante presente em sabonetes antissépticos e enxaguantes bucais, graças a sua função antimicrobiana. Mas Carolina alerta que, na concentração que ele é encontrado nos produtos do mercado, ele não exerce tão bem a sua função e ainda agride a pele ao matar bactérias boas e necessárias que vivem nela. “Tem ainda pesquisas que mostram alguns efeitos negativos como alterações cardíacas e hepáticas em teste com animais. Não sabemos a longo prazo os efeitos negativos”, explica Carolina.

Chumbo

O metal pesado que está majoritariamente presente nos batons é bastante condenado. “Como a gente usa muito frequentemente, até duas ou três vezes por dia, por mais baixa que seja a concentração pode ter complicações”, conta Meire. O risco é a impregnação por chumbo, que causa doenças crônicas.

Alumínio

O produto que tem maior concentraçõa do alumínio é o desodorante: ele é um potente antitranspirante. Carolina diz que há algumas pesquisas que ligam o alumínio ao câncer de mama, principalmente por causa do local que ele é aplicado, mas ela avisa que não é totalmente comprovado ainda.

Para não sofrer tanto com os efeitos desses produtos na nossa pele, cabelo e corpo, as dermatologistas concordam que o ideal é evitar usá-los o máximo possível ou ao menos tentar diminuir o uso.

Óleos minerais e silicones: o mito

Óleos minerais não são prejudiciais
Thinkstock
Óleos minerais não são prejudiciais

Muitos consideram que esses itens são vilões por não penetrar na pele e, assim, não hidratar. Mas as dermatologistas afirmam que não é bem assim. Apesar de eles realmente não penetrarem na pele, eles criam uma camada que a protege de perder água para o ambiente. “Ele não tem capacidade de hidratar, mas mantém a hidratação que já existe”, explica Carolina. Meire ainda acrescenta que a substância protege a pele de agressões externas, podendo servir até de protetor térmico para o cabelo.

Produtos naturais

Cristal Muniz, que criou o blog “Um ano sem lixo”, ensinou para o Delas receitas de produtinhos de beleza com ingredientes completamente naturais e as dermatologistas consultadas pelo Delas aprovaram. Confira:

Chá de camomila pode ser usado como tônico para pele
Arquivo pessoal
Chá de camomila pode ser usado como tônico para pele

1– Chá como tônico para a pele
Alguns chás são ótimos para acalmar e revitalizar a pele, como chá de camomila, de calêndula e chá verde. Faça o chá e leve à geladeira. Com ele bem gelado, molhe um algodão e passe na pele.

Carolina alerta que não se deve fazer isso com qualquer chá: “Chá de picão, por exemplo, é extremamente perigoso, pode gerar queimadura e alergias". Por isso, use apenas os chás indicados acima e, se desejar utilizar outro, consulte um dermatologista.

2– Esfoliantes naturais
Para fazer esfoliantes naturais é preciso misturar uma base – que pode ser mel, óleo de coco ou banana ou abacate amassados – com um grão – açúcar, fubá ou aveia – em quantidades iguais.

Meire só avisa para fazer a esfoliação com delicadeza, porque os grãos – principalmente o açúcar – tem uma estrutura irregular e se não for utilizado com cuidado, pode machucar a pele.

3– Bicarbonato de sódio como desodorante
“O bicarbonato de sódio é extremamente eficaz como desodorante”, afirma Carolina. Ele muda o pH da pele, tornando-a mais alcalina, o que impede a proliferação das bactérias, explicam ambas as dermatologistas. “O suor não tem cheiro de nada, o odor vêm da ação das bactérias”, explica Carolina.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.