Tamanho do texto

Estudos realizados por pesquisadores britânicos apontam que um a cada três tatuados se arrepende

Arrependido da tatuagem? Estudos realizados por pesquisadores britânicos e divulgados no Annual Meeting of the American Academy of Dermatology de 2014 apontam que um a cada três tatuados se arrepende de ter feito o procedimento.

Uma em cada três pessoas se arrepende da tatuagem
Edu Cesar
Uma em cada três pessoas se arrepende da tatuagem


Para quem faz parte do time dos arrependidos, há boas notícias. No passado, remover uma tatuagem só era possível com cirurgia ou abrasão (literalmente "lixar" a pele até a derme para retirar os pigmentos) ou outros procedimentos doloridos que deixavam cicatrizes.

Hoje, o laser é o método mais usual, pois contempla tecnologias altamente eficazes, seguras e que oferecem excelentes resultados. Se você é uma dessas pessoas, famosa ou não, pode recorrer, por exemplo, à moderna tecnologia a laser disponível no Spectra, importado pela Skintec para o Brasil.

De acordo com o diretor responsável da empresa, Fernando Emiliozzi, o equipamento é aprovado e certificado pelas mais rígidas normas nacionais e internacionais — FDA (EUA), Inmetro (Brasil) e Anvisa (Brasil).

Spectra, novo equipamento para remoção de tatuagem importado pela Skintec para o Brasil
Divulgação
Spectra, novo equipamento para remoção de tatuagem importado pela Skintec para o Brasil

Seguro e eficaz

A dermatologista Dra. Thais Pepe afirma que a remoção de tatuagem a laser é o método mais eficaz e seguro, pois o feixe de luz atua somente na tinta, preservando a pele ao redor. "Com a tecnologia do laser tipo Nd: YAG, que é o mais potente da sua categoria, os pulsos são ultrarrápidos (nanosegundos) para clarear de forma significativa ou remover completamente pigmentos e partículas da tinta. Quando as partículas do pigmento recebem a luz, eles são fragmentados e absorvidos pelo organismo", comenta Thais.

O tempo de remoção da tatuagem depende de alguns fatores, por exemplo: há quanto tempo o desenho foi realizado, tamanho, localização, a qualidade da tinta utilizada, além do tipo de pele do paciente. Tatuagens de uma única cor (em preto ou cor escura) geralmente são removidas em menos tempo, de duas a três sessões. Já as coloridas precisam de mais tempo.

"O intervalo entre as sessões depende do tempo de recuperação da pele, o que geralmente leva de 45 a 60 dias. É fundamental respeitar esse tempo para que a tatuagem seja completamente removida.

O tempo de remoção da tatuagem depende de alguns fatores: tempo do desenho, tamanho e até tipo de pele
Edu Cesar
O tempo de remoção da tatuagem depende de alguns fatores: tempo do desenho, tamanho e até tipo de pele