Tamanho do texto

A sudanesa Nykhor Paul desabafou em seu Instagram sobre a necessidade de levar sua própria maquiagem em desfiles

A modelo sudanesa Nykhor Paul postou um desabafo como legenda de uma foto em seu Instagram. Ela inicia seu texto de forma irônica, destinando-o para as "Queridas pessoas brancas do mundo da moda". 

A modelo reclama que os maquiadores de desfiles profissionais nunca têm maquiagens apropriadas para o tom de sua pele e ela sempre precisa levar seus próprios produtos para salvar a situação.


Nykhor Paul, uma modelo negra, reclama:
Reprodução/Instagram
Nykhor Paul, uma modelo negra, reclama: "Por que eu tenho que levar minha própria maquiagem para desfiles enquanto as outras modelos brancas precisam apenas aparecer?"




Ela acredita que existem produtos de diversas marcas que são desenvolvidos especialmente para se adequar à pele negra e que bons maquiadores devem estar preparados para trabalhar com os diferentes tons de pele. "Estou definitivamente muito cansada de me desculpar pela minha cor!!! Moda é arte, arte nunca é racismo. [...] Por que não podemos ser totalmente e igualmente parte da moda?", escreveu Nykhor.

Mais adiante no post, ela ainda reforça que o recado vale para maquiadores de diversos países onde modelos negras também estão presente.

Leia também:

Maquiagem passo a passo para pele negra
Dicas de cabelo e maquiagem para realçar a beleza negra
Vídeo mostra evolução da beleza negra ao longo de 100 anos de história

Nykhor Paul
Reprodução
Nykhor Paul



    Leia tudo sobre: maquiagem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.