Masturbação na terceira idade não precisa ser tabu

A masturbação feminina é um tabu, não é segredo. Quando se trata de mulheres idosas, a situação é ainda pior: pouco se fala sobre o prazer como um cuidado com a saúde física e mental no processo de envelhecimento. No Dia da Masturbação, o iG Delas separou algumas dicas sobre masturbação para mulheres mais velhas. Confira!

Chega de tabus

A sexualidade é uma parte importante da vida de todas as mulheres. Da adolescência à vida adulta, falar sobre a existência e as nuances ao redor sexo é considerado um ato muito comum - e corriqueiro - entre as mulheres. Mas porque será que, para idosos, o assunto vira um tabu inomeável?

É essa dúvida que alguns pesquisadores da área tentam responder. O envelhecimento traz, de fato, alguns problemas para a vida sexual feminina. Além das intensas mudanças físicas, a menopausa pode diminuir os níveis de estrogênio, acarretando em uma diminuição da libido (o desejo sexual).

Além das mudanças do corpo, a culpa também é um fator para esse tabu: filhos e netos, ao tratarem idosos como pessoas incapazes de praticar relações sexuais, prejudicam o bem-estar emocional e sexual dos mesmos.

Mas isso não significa que as pessoas idosas precisam parar de sentir prazer. A sexualidade positiva também é qualidade de vida.

Sexo não é só penetração

Na juventude, a falta de experiência sexual pode levar muitas mulheres a acreditare que o sexo só funciona com a penetração. Isso não poderia estar mais incorreto! Principalmente depois do processo de envelhecimento, quando o corpo passa por mudanças intensas, a penetração não precisa ser protagonista.

Estímulos são o segredo

A penetração não é o limite. Toques, cheiros, carinhos, beijos e carícias são possibilidades com muito potencial para pessoas idosas que desejam vivenciar a sexualidade.

Não precisa de parceiro

A masturbação é a atividade perfeita para o autoconhecimento - para mulheres idosas, é uma hora perfeita para redescobrir os próprios toques, prazeres e cheiros. Coloque a mão na massa!

Sex toys

Nem só de mãos vive uma mulher, não é? Existem muitos brinquedos sexuais excelentes para pessoas idosas, principalmente os que priorizam pessoas com problemas de mobilidade reduzida. Explore esse novo mundo!

Quer mais?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal do Telegram. Clique no link para entrar no grupo!