Um relatório divulgado em abril de 2020, pelo Match Group - proprietário de aplicativos de relacionamento como Tinder, OkCupid e Hinge, mostra que o Tinder atingiu o maior número de usuários que acessam diariamente a plataforma; na época, o número médio de mensagens diárias foi 27% superior em abril daquele ano. Esse dado mostra o quanto os últimos anos aceleraram o contato das pessoas com tecnologias que antes eram de nicho, como apps de relacionamento. Vale salientar que, devido à situação vivida a alguns anos atrás, essa foi uma das poucas formas de obter contato social.
Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!
Segundo o espiritualista Maicon Paiva, Fundador da Casa de Apoio Espaço Recomeçar, relacionamentos à distância podem dar certo sim: “Apesar de algumas pessoas não tentarem se relacionar a distância por achar que não vai dar certo, talvez devessem repensar sobre essa tema, levando em consideração que o amor pode estar em qualquer lugar e ser encontrado em vários momentos da vida. O sucesso de uma relação não está ligado, necessariamente, ao contato, mas sim como cada uma das partes estão equilibradas energeticamente, já que isso influencia nas atitudes do presente e consequências no futuro da vida a dois”, diz.
Um levantamento feito pelo Centro de Estudos das Relações de Longa Distância, nos Estados Unidos, sobre relacionamento à distância, mostrou que 73% deles deram certo. O critério utilizado pelo estudo para considerar sucesso é o relacionamento durar mais de 6 meses. Esse dado contraria a crença de que relacionamentos à distância não são bons porque duram pouco.
O namoro a distância, pelas plataformas de namoro tiveram um aumento no uso, segundo o pesquisador social australiano Mark McCrindle, autor de “The ABC of XYZ: Understanding the Global Generations”, a geração Z se voltou a usar chats de vídeo, quase metade dos usuários do Tinder conversaram com alguém que deu match durante o período de pandemia e 40% planejam continuar usando o vídeo para conhecer pessoas.
Conhecer pessoas ficou mais fácil com a tecnologia e muitas pessoas recorrem a essas ferramentas para conhecer pessoas novas e até mesmo iniciar um namoro, e como no mundo digital não existe fronteiras, é fácil conhecer alguém que mora longe, já as relações não dependem mais do alcance dos círculos sociais para acontecerem. Com casais se formando a distância, é comum surgir dúvidas sobre como lidar com esse tipo de relação, pois nem sempre o amor é suficiente - é necessário estabelecer acordos para que tudo funcione para ambos; por isso o espiritualista Maicon Paiva, fundador do Espaço Recomeçar, dá quatro dicas de como fazer para que esse tipo de relacionamento funcione:
1.Seja um bom ouvinte
: Essa dica vale para qualquer tipo de relacionamento mas quando os dois estão longe, principalmente se a maioria das conversas acontecem por meio de mensagens, é muito importante evitar ruídos de comunicação para não criar problemas onde antes não existia;
2.Tenha novos interesses em comum
: Estar em um relacionamento é se abrir para novas experiências proporcionadas pela outra pessoa, e quando estão longe isso não precisa ser diferente. Busquem um novo interesse juntos, dessa forma, terão sempre algo legal para conversar, compartilhando experiências;
3.Exponha todas as situações
: Diferente do relacionamento presencial em que a participação na vida um do outro é ativa e constante, no namoro a distancia isso requer um pouco mais de esforço; por isso, exponha um pouco mais o seu dia a dia, além de apenas falar o que aconteceu;
4.Tenha um plano para o relacionamento
: Para que o namoro tenha mais chance de dar certo, tenha acordado com seu parceiro que o envolvimento de ambos é sério e não apenas um caso com prazo de validade. Se possível, façam planos de se encontrar e, caso a relação faça sentido depois de um tempo, planejem perspectivas de morar juntos ou se ver mais vezes. Mas claro, tudo no seu tempo.
Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !