Conheças as fases do luto pós-termino

O especialista em relacionamento Maicon Paiva explica cada fase e a importância de cada uma

Romper um relacionamento é sempre difícil

Passar por um término nunca é uma tarefa fácil, mesmo que a separação tinha sido amigável. Segundo o especialista em relacionamento Maicon Paiva, é muito difícil não passar pelas 5 fases do luto. O profissional explica cada uma delas e a importância do processo.

Negação

Mesmo que a pessoa saiba que o melhor foi a separação, o choque de um término sempre é grande, por isso é muito comum que a negação apareça, como mecanismo de proteção contra a dor e o sofrimento.

Rancor

Depois da negação, toda a raiva reprimida começa a aparecer como rancor, especialmente quando esse termino não foi amigável. O comum é que a pessoa começa a falar mal do ex para outras pessoas.

Barganha

Nessa fase, a pessoa começa a mudar de tom, se questionando se fez o certo ao terminar, chegando ao ponto de ir até o ex e fazer promessas de mudanças de comportamento e relacionamento. O mesmo pode acontecer ao contrário e a pessoa aceitar as promessas do ex.

Tristeza

Na penúltima fase, a tristeza finalmente aparece, depois de a pessoa aceitar o término e vivenciar as próprias emoções. É comum ter sentimentos como derrota e fracasso. Mas estar perto dos amigos e dos familiares costuma ajudar, especialmente quando existe um ambiente aberto para expressar as emoções.

Aceitação

Por fim, a última fase, a aceitação, nela a pessoa já passou por todos os sentimentos conflituosos e agora ela pode deixar o passado para trás e olhar para o futuro com esperança e otimismo para um novo amor.

Quer mais?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal no Telegram. Clique no link para entrar no grupo.

Ainda não acabou!

Siga também o perfil geral do Portal iG.