Organização financeira para casais "dinheiro não pode causar brigas"

A educadora financeira Dani Coninck ajuda os casais a se planejarem com dinheiro

"Dinheiro não pode causar brigas"

A falta de planejamento financeiro é um dos principais problemas que os casais enfrentam. A educadora financeira Dani Coninck ensina algumas soluções para que o dinheiro não seja motivo de briga, mas de união.

Divulgação

Qual é a importância do casal ter um planejamento financeira?

“O planejamento financeiro vai além dos números e dinheiro, o planejamento financeiro, que eu chamo de mapa financeiro, é também uma forma de construir seus objetivos futuros como casal, desde comprar um bem, como um carro ou uma casa, se programar para uma gravidez, criar um fundo de investimentos para os filhos, até viver uma experiência juntos, como viajar para algum lugar especial, para tudo isso acontecer o planejamento financeiro é essencial”.

Pontos principais que o casal deve considerar ao se planejar financeiramente

"As contas fixas; os investimentos a longo prazo; os sonhos e objetivos do casal".

Importância de uma comunicação transparente

"Tudo isso só é alcançado quanto existe uma comunicação e transparência dentro do casal, não adianta um deles fazer planos que não se encaixam ainda na realidade deles, só por não conversarem. Muitas vezes o problema está na falta de comunicação, enquanto um sonha em viajar para as Maldivas o outro está devendo todo o salário no cartão de crédito".

Qual é a melhor forma de divisão de dinheiro entre o casal?

“Na minha visão como educadora financeira, a melhor forma não é dividir, mas sim, unir o dinheiro do casal. Não existe dinheiro de um ou de outro, o dinheiro é nosso. Um relacionamento é uma empresa, não importa quem traz o dinheiro, não importa quem traz mais ou menos dinheiro, tudo o que entra é para o crescimento dessa empresa chamada relacionamento”.

Qual é a melhor forma de divisão de dinheiro entre o casal?

“Então chegou a verba dessa empresa? Vamos juntos analisar quanto vai para as despesas, quanto vai para os investimentos, quanto vai para doações, quanto vai para lazer, os casais são sócios dentro da empresa relacionamento e juntos, vão analisar quais são as despesas e investimentos que o lucro dessa empresa deve fazer”.

Fases do planejamento: primeira!

“Eu divido o planejamento em duas fases: a mensal e a de longo prazo. Na fase mensal,o casal planeja o pagamento das contas fixas, baseado no que eles recebem todo mês, então eles separam o valor do aluguel, do supermercado, das contas da casa, separam um valor para o lazer que também é muito importante e finalmente, separam um valor para investimentos. Aqui, mais importante do que o valor separado é ter a constância nessa reserva, separar nem que seja um pouquinho por mês, mas sempre focado para o investimento”.

Fases do planejamento: segunda!

“Esse valor do investimento é a fase do planejamento financeiro a longo prazo, nele vocês vão trabalhar o dinheiro de recebimento mensal do casal para investir em ações e fundos e o dinheiro vai trabalhar para vocês. Vocês vão acumular o dinheiro para realizar os objetivos de longo prazo. Aqueles que citei no início: casa, carro, viagens, fundo de investimentos para os filhos e etc”.

Fases do planejamento: segunda!

“Essa fase do planejamento financeiro a longo prazo é o momento de maior cumplicidade entre o casal, é quando eles vão dar nome para os sonhos que planejam realizar, o investimento deixa de ser um montante de dinheiro e se transforma na futura casa, na futura viagem, é também o momento do casal expor os sonhos individuais e se unir, para conquistar esses objetivos juntos, um casal com planejamento financeiro é aquele que trabalha junto pelos sonhos dos dois”.

Quais são os principais erros que um casal pode cometer em relação ao dinheiro?

“O maior deles é não juntar as finanças, se tornar um casal, com contas do casal, objetivos do casal, porém, cada um contando apenas com o salário que recebe. Isso não é inteligente, tanto para a saúde emocional deles, quanto para a saúde financeira. É muito mais interessante unir os salários e assim, ter um poder de compra, organização e de escolha maior, do que cada um continuar com seu salário separado”.

Quais são os principais erros que um casal pode cometer em relação ao dinheiro?

“Outro erro é a infidelidade financeira, isso acontece quando o casal não conversa sobre o quanto ganha, quando um deles faz um empréstimo escondido, ou está usando o limite do cheque especial e não fala, quando um deles está em um mar de dívidas e não sinaliza isso para o outro”.

Quais são os principais erros que um casal pode cometer em relação ao dinheiro?

“A falta de comunicação é um erro enorme, o dinheiro não pode ser um mistério na vida do casal, eles precisam saber o que está acontecendo na vida financeira de cada um, afinal, só assim vão conseguir unir forças para ter uma vida financeira tranquila”.

Quer mais?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal no Telegram. Clique no link para entrar no grupo.

Ainda não acabou!

Siga também o perfil geral do Portal iG.