Saúde íntima: saiba o que significa cada tipo de secreção vaginal

Especialista explica que mudança de cor, consistência e odor podem ser sinais de alerta e dá dicas de como manter a saúde íntima em dia

Foto: Mary Archangel
Saiba identificar quando a sua saúde íntima não vai bem



De vez em quando, a secreção vaginal aparece na calcinha. Mas ela, por si só, não é motivo para pânico algum. Essa secreção de líquidos é natural e mantém a  vagina limpa e lubrificada. Contudo, alterações nessa secreção podem indicar problemas na saúde íntima. Pensando nisso, o iG Delas preparou um guia para ajudar a identificar problemas na saúde vaginal.





Segundo Mariana Betioli, obstetriz, o corrimento pode mudar de aspecto em alguns contextos específicos, como, por exemplo, durante as diversas fases do ciclo menstrual . Normalmente o fluido é transparente, esbranquiçado e não tem cheiro forte.

"Em certos dias do mês, a secreção aumenta. Isso acontece porque a produção do líquido é estimulada pelo estrogênio, um hormônio que está presente em maior volume perto da ocorrência da ovulação e também durante a gravidez", explica. 

Cores de secreção

A alteração da cor do corrimento, junto a outros sintomas, como a mudança na textura e odor, pode identificar que algo não vai bem. Nesses casos é recomendado consultar sua ginecologista. Veja a seguir o que a cor do corrimento pode indicar, de acordo com a especialista.

Foto: shutterstock
vagina


Branco : é bem provável que seja um corrimento normal. Se há mau cheiro e aparenta ter placas brancas ou acinzentadas, pode ser sinal de vaginose bacteriana. Se for uma secreção branca acompanhada de ardência, coceira ou vermelhidão, pode ser candidíase.

Marrom : costuma indicar a presença de sangue. Pode ser restinho de sangue  do fim da menstruação, mas também pode ser sinal de infecção. Segundo Mariana, a secreção marrom também pode sugerir a implantação do embrião nos primeiros dias de gravidez.

Amarelo : corrimento levemente amarelado e sem cheiro pode ser normal. Mas se for acompanhado de mau cheiro e com aspecto de pus pode ser sinal de inflamação, devido a infecções, como clamídia ou gonorréia.

Amarelo-esverdeado : corrimentos com essa coloração e odor bem desagradável costumam indicar tricomoníase.

Cinza : corrimento acinzentado com cheiro forte, espesso, que se agrupa em placas como "queijo cottage", costuma ser sinal de vaginose bacteriana.

A especialista diz que é importante ficar de olho no corrimento e notar se está acompanhado de irritação, coceira, vermelhidão, ferida ou ardência. "Consultar um profissional de saúde para avaliar o seu quadro é fundamental, já que alguns sinais podem indicar infecções, alergias ou até mesmo algumas doenças", alerta Marina. 

Como evitar infecções e manter a saúde íntima

Ao se informar sobre os sintomas e o que significa cada tipo de corrimento, fica mais fácil entender como cuidar da região íntima. Entretanto, alguns cuidados são importantes para preservar a saúde vaginal no dia-a-dia. Confira as dicas:

1.Ventilação em primeiro lugar

“A melhor alternativa é usar roupas que deixem a região genital mais ventilada", indica. “Evite calças jeans e outras peças mais justas e apertadas para dar preferência a saias, vestidos e shorts mais folgados, além do uso de calcinhas de algodão, para ajudar na transpiração da vagina”.

Se você está mestruada, lembre-se de trocar de absorvente regularmente. “Os absorventes descartáveis externos não são os mais indicados, pois abafa essa região”, aponta.

2. Durma sem calcinha

O ideal, inclusive, é dormir sem roupa íntima para deixar a vulva “respirar”, de acordo com a especialista. “A dica é deixar que a região íntima ‘respire’ livremente em pelo menos alguns momentos do dia”, afirma Mariana. 

Foto: Pexels
Durma sem calcinha


3. Evite roupas molhadas

“Evite ficar muito tempo com as roupas molhadas, como biquínis e maiôs, pois a umidade facilita a proliferação de fungos e bactérias e pode resultar em outras infecções”, ressalta.

Para quem costuma deixar as peças íntimas secando no banheiro, muita atenção. "O banheiro é uma região úmida. Sua calcinha tem mais chance de atrair fungos e bactérias. Seque em um ambiente seco e arejado.”

4. Não lave a vagina

Algo fundamental para ajudar na saúde íntima é deixar a região limpinha. Mas a limpeza não deve ser feita na parte interna, a vagina . A pessoa precisa lavar somente a vulva, que é a área externa.  

“A vagina é autolimpante, então pode esquecer ducha, sabonete ou qualquer outro tipo de limpeza interna. Já a vulva, só com água morna e os dedos, a pessoa consegue higienizar aqueles espaços entre os lábios internos e externos, para tirar uma eventual secreção”, recomenda.

5. Sexo sempre protegido

Não pense que a camisinha durante a relação sexual evita apenas a gravidez. “A proteção no momento do sexo também diminui as chances de contrair  infecções sexualmente transmissíveis  ”, ressalta a obstetriz.

Além disso, casais homoafetivos devem evitar compartilhamento de fluídos e sangue da sua parceira e buscar também fazer sexo protegido. 

Foto: shutterstock
Camisinha: um dos métodos para se proteger na hora do sexo