Amizade colorida dá certo? Confira depoimentos de quem já experimentou

Dá certo esse negócio de dois amigos ficando sem ter uma relação romântica? Duas mulheres contam suas experiências com esse tipo de interação

Muitos casais se referem a seu par como seu melhor amigo. Mas e quando dois amigos decidem ficar, mas sem criar um vínculo romântico: será que funciona? Em entrevista ao Delas, duas mulheres contaram suas experiências com esse tipo de relação. Uma funcionou bem, já a outra, nem tanto.

Amizade colorida dá certo ou não?
Foto: Pexels
Amizade colorida dá certo ou não?



"Ficar com ela não atrapalhou em nada"

A estudante de veterinária Vanessa*, 23 anos, conheceu a Vitória* por conta de amigos em comum. As duas foram se aproximando e um vínculo de amizade foi formado. Por muito tempo foi apenas amizade, até que um dia as duas saíram juntas, o clima foi esquentando e elas ficaram. Como nenhuma delas queria nada sério no momento, decidiram juntas que queriam manter uma amizade colorida.


“Uma coisa que eu gostava muito é que nossa amizade era muito boa. Ela cuidava bastante de mim, me buscava no trabalho, a gente saia pra comer juntas. Nós sempre fomos muito amigas, ficar com ela não atrapalhou em nada", conta.

Ela continua: "Não sei o que fez dar certo a amizade colorida, só sei que deu, acho que foi uma questão de maturidade e conversa, não rolava ciúmes nem nada”, diz Vanessa. Ela conta que quando Vitória conheceu sua atual esposa, ela foi uma das primeiras a saber e ficou super feliz pela amiga.

“Aquela relação, naquele momento, foi muito importante pra mim. Eu não estava com cabeça para relacionamentos. Hoje em dia, nos não conversamos mais, pois a esposa dela tem muito ciúmes da relação que a gente tinha, mas eu ainda tenho muito carinho por ela e por tudo que vivemos”.

Você viu?

"Comecei a gostar dele, mas descobri que estava ficando com outra"

Assim que se formou em pedagogia, Aline*,25, decidiu que queria passar um tempo fora do país, antes de voltar para sua rotina. Pegou suas economias e foi para Portugal passar uns meses na casa de uma amiga. Por meio de sua anfitriã ela conheceu Pedro*, que estudante  brasileiro que também morava em Portugal.

Os dois se tornaram amigos, mas perceberam que a atração entre eles ia além da amizade. “Começamos a ficar, mas decidimos que não queríamos nada sério, porque achei que ia ficar lá por pouco tempo. Eu queria continuar ficando com ele e ele comigo, então decidimos ter uma amizade colorida”, lembra.

Eles se viam quase todos os dias e ela começou a se envolver. “Eu comecei a gostar muito dele e eu descobri que ele estava ficando com outra menina. Eu fiquei magoada e falei ‘ou a gente fica só a gente ou acabou’, ele não quis nada e a gente terminou. Ficamos meses sem se falar. Ele falava que o coração dele não tinha dona, mas uns dois meses depois eles começaram a namorar, mas a namorada descobriu várias traições da parte dele ela terminou.”

Apesar de difícil, Aline conseguiu recuperar do coração partido e voltou para o Brasil. Semanas após ter chegado, Pedro mandou uma mensagem perguntando quando ela voltaria e se odiava ele. “Sabe o papinho de homem? Eu respondi que eu perdoava, mas eu falei que não tinha pretensão alguma de voltar a falar com ele. Além de perder o menino que eu gostava, ele também era meu amigo, mas tudo bem”, conclui.

Freitas explica que o maior risco da amizade colorida é esse: uma das partes se apaixonar e a outra não.

Segundo a psicóloga especializada em sexualidade e colaboradora da plataforma Sexo sem Dúvida, Jéssica Siqueira, explica que o maior risco da amizade colorida é esse: uma das partes se apaixonar e a outra não.

Ela diz que para esse tipo de interação dar certo é preciso ter confiança no seu amigo ou amiga. “Entre as vantagens tem a confiança, o não compromisso com a fidelidade, a ausência de cobranças e o respeito à individualidade de cada um”, explica a especialista.

“Caso você se apaixone o melhor a se fazer e conversar e ser sincera com a sua amizade, expor seus sentimentos e entender os sentimentos da outra pessoa. Quando a paixão não for recíproca o mais certo a se fazer é exercer o amor próprio, dar um tempo sem ver a pessoa, evitar qualquer contato com ela (redes sociais, ligações, mensagens), de forma respeitosa e confortável, por fim, fazer o possível para superar”, aconselha.