O ponto de partida para um relacionamento amoroso, o beijo é uma das peças-chave para a união de um casal. Por vezes desejado, cobiçado, fantasiado, e outras um pouco esquecido, subestimado. Fato é que a partir dele se pode criar conexões, aprofundar laços e demonstrar sentimentos.
Leia também: Como foi o seu primeiro beijo? 15 pessoas contam como foram os delas
O ato é tão importante que tem até uma data para celebrar, 13 de abril, o Dia do Beijo. Segundo a sexóloga holística Virginia Gaia, geralmente, o beijo pode servir como um termômetro da química entre duas pessoas.
É comum ouvir relatos de casais dizendo que, conforme a relação evolui, esse "detalhe" acaba ficando de lado. "É através dele que estas pessoas começam a descobrir o corpo um do outro e criam conexões. Quando o beijo encaixa, costuma dar match”, explica.
Para Virgínia, beijar é muito importante em todas as fases de uma relação – inclusive quando o relacionamento está esfriando e ainda pode ser resgatado. Além disso, o ato estimula todos os sentidos – visão, olfato, paladar e tato – e essa estimulação pode ajudar em trazer de volta a paixão do início do relacionamento
.
Fora que os benefícios são inúmeros: é antidepressivo – aumentando o nível de serotonina e da oxitocina no cérebro; aumenta a imunidade, alivia dores ao liberar endorfina, diminui o risco de doenças cardiovasculares, exercita músculos, diminui o risco de problemas dentários, ajuda a emagrecer, e diminui os sintomas de alergia.
Virgínia aponta que esse também é um dos canais de comunicação e interação de um casal , por isso, defende que é possível analisar a fase de um relacionamento pelo beijo. Ficou curiosa? Faça o teste e veja a quantas anda sua relação.
Leia também: Como beijar melhor: veja 13 dicas para aprimorar sua experiência
Teste: veja como o que o beijo diz sobre seu relacionamento
A sexóloga, que trabalha com uma abordagem holística, sugere aos casais que aproveitem o Dia do Beijo para investir tempo nessa demonstração de carinho - desde aquele cotidiano, de "bom dia", até o mais quente. "Que tal propor uma brincadeira: explorar o corpo inteiro do parceiro apenas com beijos, variando intensidades, incrementando com produtinhos com sabores e ou sensações de esquenta/esfria?”.