Especialistas listam 5 sinais de que a paixão e o amor acabaram

Distanciamento físico e sexual, falta de esforço para compreender a outra pessoa e indiferença são indicativos de que algo não vai bem na relação

Algumas pessoas podem até morrer de medo de se apaixonar, mas é difícil encontrar quem não curta a sensação de euforia que a paixão provoca. É nesse momento que as famosas “borboletas no estômago” aparecem, que as pessoas ficam mais impulsivas, afobadas e não conseguem tirar uma certa pessoa da cabeça. 

Leia também: Por que fugimos da paquera quando a outra pessoa demonstra muito interesse?

Foto: Reprodução
Segundo especialistas, a paixão é algo que se esvai com o tempo, enquanto o amor pode permanecer ou ser recuperado

De acordo com a psicóloga Denise Miranda, cofundadora do Instituto do Casal, a paixão é algo repentino. Ela pode surgir tanto entre pessoas que acabaram de se conhecer quanto entre as que se conhecem há anos e nunca demonstraram interesse uma pela outra, mas, do mesmo jeito que é arrebatadora, também pode se esvair com facilidade.

Segundo Denise, a euforia, a impulsividade, a adoração desmedida, a tensão sexual extrema a sensação de que tudo gira em torno da pessoa são coisas que têm “prazo de validade” e tendem a se amenizar com o passar do tempo. Esse estado de “embriaguez” que vai embora, porém, não tem nada a ver com o amor.

“Um amor pode se iniciar pela paixão ou não. A paixão tem um envolvimento químico, por isso termina, mas o amor pode, sim, permanecer”, afirma Denise. Quem coloca as características da paixão como a principal motivação do relacionamento, porém, pode encontrar dificuldades para seguir com o parceiro ou parceira quando ela se acaba.

Denise afirma que os sinais de que uma pessoa se “desapaixonou” e de que o amor acabou em um relacionamento podem ser relativos, já que uma pessoa pode enxergar uma situação como um indicativo de que a relação não funciona mais e outra pode julgar a mesma coisa como algo normal. Ainda assim, a psicóloga explica que há alguns comportamentos em que vale a pena prestar atenção:

1. Você não faz mais tanta questão de estar junto

Quando as pessoas estão apaixonadas, costumam sentir vontade de aproveitar todos os segundos possíveis com o objeto dessa paixão. Quando esse “estágio” acaba e resta o amor , a relação ainda requer interesse para que haja companheirismo e os dois continuem evoluindo como casal. Se você deixou de sentir interesse em ver a pessoa, conversar com ela, chegando até até a sentir um desânimo e "fugir" quando ela tenta se aproximar, manda mensagens ou propõe encontros, pode ser que a paixão e o amor tenham ido embora.

Leia também: Mesmo em um relacionamento, youtuber decide "ficar noiva" dela mesma

2. Tolerância zero

Um dos sinais de que uma pessoa está apaixonada é o hábito de relevar – ou simplesmente não perceber – os defeitos da outra pessoa. Quando a paixão acaba, porém, manias e comportamentos desagradáveis vêm à tona e os casais costumam encontrar formas de driblar ou rever esse tipo de coisa, mas, segundo a psicóloga, se você está em um estágio de “desamor”, não faz esforço algum para compreender o outro e lidar com as dificuldades de maneira razoável.


3. Você fica indiferente à relação

A falta de interesse é um fator-chave que pode se manifestar de algumas formas diferentes, inclusive fazendo a pessoa ficar relativamente indiferente ao relacionamento. A pessoa não vai poder mais sair como vocês tinham combinado? Tanto faz. Ela não fala com você há bastante tempo? Tanto faz, também.

4. Você e a pessoa se distanciam até fisicamente (e sexualmente)

Quando as pessoas estão apaixonadas, normalmente não conseguem se desgrudar e ficam bastante entusiasmadas quando o assunto é sexo. Falta de confiança, problemas hormonais e até psicológicos podem, sim, derrubar a libido das pessoas ou fazer com que elas não se sintam bem com interações físicas, mas, de acordo com a psicóloga, a diminuição abrupta ou ausência desse desejo de se envolver fisicamente também pode ser um sinal de que a paixão e o amor se evaporaram.

Embora inventar desculpas quando não há vontade de ter relações sexuais seja algo problemático – já que, em um mundo ideal, bastaria dizer “não” sem a necessidade de justificar –, há quem faça isso para não magoar a outra pessoa com a própria ausência de desejo sexual. Se esse tipo de coisa é frequente, é preciso tentar entender o que exatamente está gerando essa situação, já que, segundo Denise, esse distanciamento pode ser um sinal de desamor.

5. Patadas para todo lado (ou pior)

Quando as pessoas deixam de ser compreensivas e não se interessam mais umas pelas outras, há mais chances de surgir irritação e até agressividade no relacionamento . De acordo com a psicóloga, o excesso de grosseria e até a presença de agressões verbais ou físicas são um sinal de que as coisas não vão nada bem no campo do amor.



Tem salvação?

Segundo especialistas, a paixão em si não costuma durar mais do que dois anos, mas isso não significa que o amor também vai acabar – e, se acabar, ainda há esperanças. Denise afirma que, embora não haja formas de fazer com que todo aquele entusiasmo do início volte a fazer parte do relacionamento, o amor pode ser resgatado e recuperado muitas vezes na relação.

De acordo com a psicanalista Cristiane Maluf , fatores como falta de diálogo, problemas de fidelidade, brigas em excesso, ausência de comprometimento e incompatibilidade de interesses podem gerar esse tipo de crise no relacionamento, e uma das saídas para isso pode ser a terapia de casal, em que o casal conta com a ajuda de uma pessoa “neutra” para entender de onde vem o problema e mediar os conflitos.

De acordo com a psicóloga Marina Simas, também cofundadora do Instituto do Casal, o ideal para evitar esse tipo de desapontamento quando a paixão vai embora é tentar encontrá-la fora do relacionamento. “O que a gente precisa é colocar essa motivação em outros papeis, como no trabalho, apaixonar-se por uma série de projetos, por exemplo”, afirma a especialista.