A história acontece na ficção e também na realidade. Na atual trama das 19h da Globo, "Haja Coração", Penélope, interpretada por Carolina Ferraz, tem um romance com Henrique, vivido por Nando Rodrigues. O namoro é tumultuado e, para complicar, o rapaz é amigo do filho da personagem.
+ Como apresentar o namorado novo para o seu filho?

Na vida real, quem estaria em um relacionamento com uma amiga da filha é o ator Maurício Mattar . Ele virou notícia recentemente quando um jornal noticiou o namoro dele com uma mulher 27 anos mais jovem e colega de Petra Mattar.
As situações abrem discussão para um assunto delicado. Como lidar com o novo romance e com o filho? Afinal, mesmo sem querer, o filho ou a filha acaba envolvido na situação.
Para a psicóloga e sexóloga Priscila Junqueira, ser sincero é extremamente importante nesse momento. Além disso, é necessário avaliar muito bem o momento certo para dar a notícia do novo amor. "Percebo que quando essa situação é feita às escondidas o sofrimento é muito maior. Não deixe o filho ou filha serem os últimos a saber", conta.
+ Estou dividida entre minha melhor amiga e meu namorado
A falta de diálogo e respeito entre as pessoas envolvidas também pode ser prejudicial para o relacionamento pessoal de cada um. Priscila explica que, sem conversa e exposição de sentimentos, pais e filhos ou os dois amigos podem acabar se distanciando e a chance de desrespeito aumenta.

Meu filho não aceitou, e agora?
Ninguém tem o direito de forçar ninguém a nada, principalmente a mudar de opinião. Para a sexóloga, a melhor forma de fazer com que o filho aceite o namoro é deixando ele perceber o quanto aquele amor está fazendo bem para os pais. "E repito, mesmo, que não aconteça a aceitação, respeito é bom e todos merecem".
Pode ser ciúmes?
Quando um pai ou uma mãe arruma um namorado é normal que o ciúmes apareça independente se é amigo do filho ou uma pessoa mais velha. Priscila conta que, nessas situações, percebe uma dificuldade da pessoa lidar com a própria vida sexual e a dos pais. "Essa dificuldade traz vergonha, medo dos pais regredirem e se comportarem com menos idade. Também há a preocupação com a opinião dos outros amigos. Por isso, acredito que quando existe diálogo, paciência e respeito, diminuiremos o incômodo de ambos".
+ Amor sem fronteiras: relacionamento à distância funciona?
O lado positivo
Como tudo na vida, o fato de um namoro com o amigo do filho também pode trazer algo de positivo. "Essa situação pode ser a abertura para o diálogo sobre sexualidade e aproximação que remetem à sexualidade ainda são consideradas tabu", explica Junqueira.
"Quando os filhos já percebem e podem falar disso com os pais, mesmo que seja porque o pai está tendo um namoro com seu amigo ou amiga, já temos um ganho enorme. Dialogando a aproximação acontece e mais tabus sobre namoro e relacionamento vão sendo quebrados", finaliza a especialista.