Tamanho do texto

Maurício Mattar assumiu namoro com amiga da filha e abriu discussão para o assunto. Na novela das 19 horas o assunto também é tema da trama

A história acontece na ficção e também na realidade. Na atual trama das 19h da Globo, "Haja Coração", Penélope, interpretada por Carolina Ferraz, tem um romance com Henrique, vivido por Nando Rodrigues. O namoro é tumultuado e, para complicar, o rapaz é amigo do filho da personagem. 

Como apresentar o namorado novo para o seu filho?

Na novela 'Haja Coração', Penépole vive um namoro com Henrique, amigo de seu filho
Divulgação
Na novela 'Haja Coração', Penépole vive um namoro com Henrique, amigo de seu filho


Na vida real, quem estaria em um relacionamento com uma amiga da filha é o ator Maurício Mattar . Ele virou notícia recentemente quando um jornal noticiou o  namoro  dele com uma mulher 27 anos mais jovem e colega de Petra Mattar. 

As situações abrem discussão para um assunto delicado. Como lidar com o novo romance e com o filho? Afinal, mesmo sem querer, o filho ou a filha acaba envolvido na situação.  

Para a psicóloga e sexóloga Priscila Junqueira, ser sincero é extremamente importante nesse momento. Além disso, é necessário avaliar muito bem o momento certo para dar a notícia do novo amor. "Percebo que quando essa situação é feita às escondidas o sofrimento é muito maior. Não deixe o filho ou filha serem os últimos a saber", conta.

+ Estou dividida entre minha melhor amiga e meu namorado

A falta de diálogo e respeito entre as pessoas envolvidas também pode ser prejudicial para o relacionamento pessoal de cada um. Priscila explica que, sem conversa e exposição de sentimentos, pais e filhos ou os dois amigos podem acabar se distanciando e a chance de desrespeito aumenta.

Maurício Mattar estaria namorando uma amiga da filha
Felipe Cruz / Amantes do Carnaval de São Paulo
Maurício Mattar estaria namorando uma amiga da filha


Meu filho não aceitou, e agora?

Ninguém tem o direito de forçar ninguém a nada, principalmente a mudar de opinião. Para a sexóloga, a melhor forma de fazer com que o filho aceite o namoro é deixando ele perceber o quanto aquele amor está fazendo bem para os pais. "E repito, mesmo, que não aconteça a aceitação, respeito é bom e todos merecem". 

Pode ser ciúmes?

Quando um pai ou uma mãe arruma um namorado é normal que o ciúmes apareça independente se é amigo do filho ou uma pessoa mais velha. Priscila conta que, nessas situações, percebe uma dificuldade da pessoa lidar com a própria vida sexual e a dos pais. "Essa dificuldade traz vergonha, medo dos pais regredirem e se comportarem com menos idade. Também há a preocupação com a opinião dos outros amigos. Por isso, acredito que quando existe diálogo, paciência e respeito, diminuiremos o incômodo de ambos". 

+ Amor sem fronteiras: relacionamento à distância funciona?

O lado positivo

Como tudo na vida, o fato de um namoro com o amigo do filho também pode trazer algo de positivo. "Essa situação pode ser a abertura para o diálogo sobre sexualidade e aproximação que remetem à sexualidade ainda são consideradas tabu", explica Junqueira.  

"Quando os filhos já percebem e podem falar disso com os pais, mesmo que seja porque o pai está tendo um namoro com seu amigo ou amiga, já temos um ganho enorme. Dialogando a aproximação acontece e mais tabus sobre namoro e relacionamento vão sendo quebrados", finaliza a especialista. 

    Leia tudo sobre: Amor
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.