Tamanho do texto

Cultivar a felicidade em uma união não é tarefa fácil. Muitos casais constatam que a relação é mais divertida no início do que depois de madura. Mas, por que isso acontece?

alt
" /
Thinkstock Photos

Não se pode negar que o começo de relacionamentos são, normalmente, marcados por novidades. É quando os parceiros começam a se conhecer e a explorar a intimidade alheia. Nessa fase, as pessoas tendem a ficar mais estimuladas e excitadas enquanto descobrem as novas sensações de estar com o outro. Com o amadurecimento da relação pode ser que os parceiros se acomodem e não recebam mais a mesma quantidade de estímulos que os incentivava no início.

A psicóloga Silvia Malamud diz que muitos de seus pacientes casados há muitos anos se queixam de que seus parceiros andam desleixados, sem fazer nenhuma tentativa para atrair o outro e até confessam que eles próprios acabam agindo da mesma forma. A questão é: por que as pessoas nada fazem para manter ou mesmo reacender o fogo que havia no início da relação?

“Existem infinitas variáveis desastrosas que promovem o afastamento dos casais a ponto de esfriar uma relação”, explica a psicóloga. Mas tudo pode ser evitado se o casal souber observar e atender às próprias fantasias e também as do parceiro.

Imaginar e colocar em prática cenários diferentes é uma tarefa a ser trabalhada constantemente.

“Chega de se dar a desculpa de que trabalhou demais, que as crianças lhe cansaram, que o mundo lhe tirou o foco. Lembre-se, você é o único responsável pela qualidade da sua presença em sua relação”, completa Silvia.

Leia o artigo na íntegra no site do STUM

Outro alerta da psicóloga é que o casal deve estar sempre atento e em sintonia no relacionamento, buscando ativar o amor e a sensualidade da relação. Colocar em prática o exercício de lidar com os compromissos da vida e não deixar de dar atenção à relação.

“Penso que o mais importante enquanto se estiver em um relacionamento, é ficar atento para que ele seja sempre dinâmico e cheio de vida”, explica a psicóloga. Como? Ela responde: "Fazendo momentos de reflexão diários.”

++ Veja a seguir 10 dicas que vão ajudar a manter um casamento feliz e longevo:


Leia mais no Delas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.