'Coçadinha' de Raquel Brito é grave? Especialista avalia o comportamento da peoa
Reprodução
'Coçadinha' de Raquel Brito é grave? Especialista avalia o comportamento da peoa

A influenciadora baiana Raquel Brito está confinada no reality show "A Fazenda 16" (Record TV) e vem preocupando alguns telespectadores devido a seu comportamento inusitado: frequentemente, a peoa é vista coçando a região da virilha. Entre memes e questionamentos pertinentes, os usuários das redes sociais buscam entender o que está acontecendo com a irmã de Davi Brito.

Para avaliar o caso, o iG Delas conversou com a ginecologista Dra. Loreta Canivilo, especialista em estética íntima feminina e tratamentos de doenças do útero e endométrio. Segundo a profissional, o comportamento de Raquel Brito requer, sim, atenção à saúde íntima feminina.

A Dra. Loreta Canivilo aponta que a principal queixa atendida no consultório envolvendo coceiras está relacionada à candidíase. No entanto, esse sintoma é acompanhado de um corrimento esbranquiçado.

"O corrimento passa pela vulva e causa pequenas feridas, que são fissuras. Isso provoca muita coceira", explica a ginecologista. "Outra causa frequente é a foliculite, que ocorre devido a infecções causadas pela depilação. Seja com lâmina, cera ou até outros métodos, é possível inflamar o folículo piloso, o que gera uma coceira contínua."

A Dra. Loreta Canivilo explica que o método mais indicado para evitar a coceira é a depilação a laser "porque tudo o que você arranca ou corta invade a pele, escarifica a região e causa uma inflamação que coça".

Além das causas mencionadas, a região íntima também pode sofrer irritações em períodos de calor. O programa da Record TV é gravado em Itapecerica da Serra, no interior de São Paulo, onde, nos últimos dias, a temperatura atingiu 33°C.

"O aumento da temperatura corporal e do ambiente pode intensificar a transpiração e a umidade na região genital, criando um ambiente propício para irritações e o crescimento de fungos e bactérias. Para evitar ou minimizar a coceira vulvar relacionada ao calor, é recomendável manter a área genital limpa e seca, usar roupas de algodão que permitam a respiração da pele, evitar roupas muito justas e trocar de roupa imediatamente após atividades que causem suor excessivo", aconselha a ginecologista.

Apesar das hipóteses levantadas nas redes sociais por internautas e especialistas, não é possível determinar a causa exata da coceira da peoa sem examinar o caso com profundidade e realizar exames médicos. A Dra. Loreta Canivilo lista algumas doenças e condições cujos sintomas também incluem coceira. Confira:

  • Dermatites de contato podem resultar do contato da pele com substâncias irritantes ou alergênicas. Produtos como sabonetes, detergentes, tecidos sintéticos, produtos de higiene feminina e lubrificantes podem desencadear essa condição.
  • Infecções bacterianas (vaginose bacteriana) podem causar coceira, embora sejam mais frequentemente associadas a odor e secreção anormal.
  • Infecções virais (herpes genital) causam lesões dolorosas e vesículas na região genital.
  • Líquen escleroso é uma condição crônica que provoca prurido intenso e alterações na pele, como adelgaçamento e branqueamento da região vulvar.
  • Psoríase pode afetar a região genital e é caracterizada por placas vermelhas e escamosas, muitas vezes confundidas com outras condições dermatológicas.
  • Mudanças hormonais durante a menopausa podem levar ao ressecamento da pele vulvar, causando prurido.
  • Neoplasias, nas quais o prurido vulvar pode ser um sinal de cânceres vulvares ou lesões pré-malignas.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso  Canal no WhatsApp e da nossa  Comunidade no Facebook.

$


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!