A Plenapausa, femtech brasileira voltada às mulheres que estão na menopausa, é uma das únicas empresas do segmento que oferecem pesquisas e avaliações gratuitas em sua plataforma, para que as mulheres possam identificar e diferenciar o climatério da menopausa. O serviço tem por objetivo levar informações e esclarecimentos para as mulheres que não tem conhecimento sobre o assunto e, muitas vezes, não sabem como amenizar os sintomas e levar uma vida mais saudável.
A Plenapausa oportuniza que as mulheres que estejam com suspeita de estarem passando pelo climatério ou menopausa realizem o teste no site da femtech ou aplicativo, 100% gratuito.
Nesta fase é comum as mulheres passarem por uma série de transformações no seu corpo, com a interrupção da produção de óvulos pelos ovários, bem como a redução da produção de hormônios, como a progesterona.
Segundo a CEO da Plenapausa, Márcia Cunha o teste online pode ser o primeiro passo para encontrar respostas e obter informação sobre sua saúde. “O objetivo da avaliação é orientar as mulheres que estejam com sintomas, para que possam identificar se estão no climatério ou menopausa, para que entendam o que está acontecendo com o seu corpo, como amenizar possíveis desconfortos e quais médicos e tratamentos procurar”, explica.
Tanto o climatério quanto a menopausa são ciclos que fazem parte da vida da mulher e, é muito importante, que ela tenha conhecimento e saiba que não está sozinha neste momento e, que sim, existem tratamentos e soluções para amenizar os sintomas. “A mulher que entra na menopausa pode e deve levar uma vida normal, sem sentir dores e livre para fazer o que quiser, sem preconceitos ou tabus”, analisa Márcia.
Sintomas
A menopausa é marcada pela interrupção do ciclo menstrual e da capacidade reprodutiva, ocorrendo geralmente entre os 45 e 55 anos da mulher, mas pode variar em alguns casos.
Neste período, o corpo da mulher passa por várias mudanças hormonais que podem levar a uma série de sintomas desconfortáveis, que podem ser indicados dentro da avaliação online, para que a mulher possa confirmar o seu diagnóstico.
Os sintomas mais comuns são: ondas de calor intenso, suores noturnos, irritabilidade, alterações de humor, insônia, diminuição da libido, secura vaginal, ganho de peso e perda de densidade óssea.
Pesquisas recentes
Uma pesquisa recente realizada pela Plenapausa, entre agosto de 2021 e agosto de 2023, ouviu mais de sete mil mulheres com idade média de 49 anos, onde obteve dados importantes sobre a menopausa.
Sobre os sintomas:
84% relataram dificuldade para dormir ou sono que não recupera, ou seja, má qualidade do sono;
90% afirmaram ter cansaço ou pouca energia;
81% relataram ter falta de libido;
84% afirmaram ter depressão e/ou ansiedade;
88% disseram ter alteração de humor ou instabilidade emocional;
79% relataram dores nas articulações ou musculares.
Quando perguntadas sobre tratamentos para amenizar os sintomas
:
17% dizem usar fitoterápicos;
27% usam suplementos ou vitaminas;
46% revelaram não usar nenhum produto.
Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!