Os benefícios do café para o corpo

O café é mesmo uma paixão nacional e tem ganhado cada vez mais adeptos, especialmente entre as gerações mais jovens, graças às combinações e inovações das cafeterias e indústrias de café. E não é à toa que é a segunda bebida mais consumida no Brasil, perdendo apenas para a água. O café, além de versátil, possui uma variedade de componentes com efeitos benéficos para a nossa saúde, entre eles a famosa cafeína!

A cafeína é a substância mais ingerida em todo o mundo, encontrada em mais de 60 plantas, incluindo grãos de café, cacau e folhas de chá. Atua como um potente estimulante do sistema nervoso central (SNC), promovendo benefícios que não foram observados com o consumo de bebidas descafeinadas, como a melhora do humor, do foco e do estado de alerta.

“A cafeína bloqueia os efeitos da adenosina, o hormônio responsável pelo aumento da sensação de cansaço, além de ampliar a atividade da dopamina, que estimula o cérebro, melhorando o humor, foco e estado de alerta”, afirma Carolina Tavares, nutricionista da Vitamine-se, marca brasileira que combina inteligência de dados e suplementos.

Mas se engana quem acha que os seus benefícios param por aí. Devido ao seu efeito estimulante no sistema nervoso central, a cafeína também pode favorecer seu desempenho físico nos exercícios. “Por estimular o SNC, a cafeína eleva os batimentos cardíacos e aumenta a pressão sanguínea, o que faz com que chegue mais sangue, rico em oxigênio e nutrientes, de forma mais rápida, nas células musculares. Além disso, também favorece o uso das gorduras como fonte de energia, poupando combustível (glicogênio) para os músculos, o que ajuda a reduzir a fadiga, favorecendo a performance”, completa a especialista.

E se você não gosta de café, não se preocupe! Hoje, já é possível encontrar bebidas funcionais em pó, sem adição de açúcares, feitas com extratos naturais de frutas, cafeína e outros componentes para ajudar a dar mais energia, foco e disposição.

“No mercado já estão disponíveis bebidas funcionais em pó, compostas por cafeína, vitaminas do complexo B e outros componentes que ajudam a dar energia, foco e disposição, contribuindo, ainda, com o consumo de polifenóis e antocianinas, substâncias com alto poder antioxidante”, conclui Carolina Tavares.

Quer mais?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal do Telegram. Clique no link para entrar no grupo!

Quer mais?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal do Telegram. Clique no link para entrar no grupo!

Ainda não acabou!

Siga também o portal do iG.