40% dos brasileiros são sedentários: como ser mais ativo?

Uma pesquisa divulgada em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que, na população de 18 anos ou mais, 40,3% dos brasileiros são sedentários. Além disso, doenças relacionadas ao sedentarismo também preocupam os órgãos de saúde brasileiros.

De acordo com a OMS, 30 minutos de atividade física, de intensidade leve a moderada, a partir de duas vezes por semana, já é um bom começo para melhorar a qualidade de vida e evitar doenças relacionadas ao sedentarismo.

“O sedentarismo é uma das principais causas de doenças cardiovasculares e crônicas não transmissíveis. Entre outros benefícios, o exercício físico pode trazer melhorias para as relações sociais, reduz a pressão arterial, o estresse, melhora a autoestima, confiança e traz regulação emocional”, comenta Guilherme de Almeida Leite, gerente técnico da Bio Ritmo. Pensando nesses benefícios, o gerente dá dicas de como um sedentário pode começar a se movimentar:

Encontre uma atividade que goste

Existem diversos motivos para praticar exercícios físicos e um incentivo imediato para começar a se movimentar é encontrar uma atividade que goste e se adapte melhor, dando um “empurrão” para esse processo. “O primeiro passo é definir quais são os projetos e metas e a partir disso, escolher os exercícios indicados para esse objetivo”, diz Guilherme. E o gerente ainda afirma que ninguém tem paciência para fazer o que não gosta, principalmente quando não está acostumado com essa rotina, portanto, encontrar a atividade ideal para cada gosto deixará a pessoa mais animada e motivada para não desistir e retroceder. No entanto, é importante consultar um profissional para que receba orientações adequadas para a atividade escolhida.

Adaptação deve ser leve e sem exageros

Guilherme comenta que os exercícios iniciais devem ser elaborados com menor complexidade, que não irão trabalhar com cargas altas e não terão grande volume de séries por sessão. “Usamos exercícios de empurrar, puxar, agachar e levantar com os membros inferiores e também um ou dois específicos para os estabilizadores de coluna. Sempre aqueles que envolvem os principais grupos musculares de forma multiarticular, ou seja, não priorizamos exercícios chamados "isolados" nesta fase. O tempo total da sessão não costuma ultrapassar trinta a quarenta minutos no total”, explica o gerente técnico da Bio Ritmo.

Intensifique a atividade com orientação profissional

Para quem já está adaptado e busca exercícios para a perda de gordura corporal, as melhores opções são os treinos intensos e que elevem a frequência cardíaca, pois estimulam a adaptação metabólica que é responsável pela diminuição dessa gordura. Segundo Guilherme, treinos circuitados que forem executados na intensidade correta, promoverão a diminuição da gordura corporal. “A vantagem deste treino é que como ele alterna exercícios resistidos e cardio, atende essas premissas e ainda fortalece os músculos e articulações", esclarece.

Tenha paciência

Seguir uma rotina de exercícios com o objetivo de obter melhores resultados não é fácil e muito menos rápido. É preciso ter paciência e adotar alguns costumes na rotina. “Além dos exercícios, incorporar uma alimentação mais saudável e apropriada para cada tipo de pessoa e objetivo, diversificar os exercícios e movimentos e não menos importante, descansar, são uns dos elementos principais para se obter os resultados”, finaliza Guilherme.

Quer mais?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal do Telegram. Clique no link para entrar no grupo!

Ainda não acabou!

Siga também o portal do iG.