Flacidez pós-parto: entenda quais são as maneiras de eliminá-la

A atriz e apresentadora Isabella Scherer, ganhadora da oitava temporada do reality culinário MasterChef Brasil, levantou discussão sobre o assunto

O nascimento de um filho é, sem dúvida, o momento mais especial da vida de uma mulher

E após o parto, muitas mamães conseguem retomar o peso ideal, porém, com uma diferença no corpo: a flacidez, geralmente causada pelo esticamento da pele para melhor comportar o bebê.

Pexels

É o caso da atriz e apresentadora Isabella Scherer, mãe dos gêmeos Mel e Bento

Ela compartilhou nas redes sociais fotos da barriga após dar à luz. Mas a boa notícia é que a flacidez abdominal pós-parto pode ser revertida.

Reprodução/Instagram

Uma das maneiras é por meio de intervenção cirúrgica

"A cirurgia de correção mais eficaz para essa área específica é a abdominoplastia ou a mini abdominoplastia, quando a pele não for excedente. O ideal é fazer após um ano, mas não existe um consenso sobre isso. Na verdade, depende do grau de incômodo e da falta de 'prensa abdominal' que podem atrapalhar a vida da paciente", afirma André Maranhão, médico cirurgião plástico e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Pexels

Mas também é possível controlar a flacidez através de uma mudança no estilo de vida

É o que explica o profissional de educação física e diretor técnico da Bodytech Company, Eduardo Netto. "Um dos principais responsáveis pela dificuldade de fortalecimento dos músculos responsáveis pela estabilização do tronco e da pelve (quadril) é o sedentarismo, além, é claro, da falta de força para suportar a pressão do crescimento do útero. É extremamente difícil afirmarmos esse retorno do abdômen às condições anteriores a gravidez. Mas os exercícios físicos farão toda a diferença", comenta.

Pexels

Exercícios físicos e alimentação saudável

"Com absoluta convicção podemos afirmar que o treinamento físico poderá contribuir para a flacidez do abdômen e melhorar o aspecto. Além, é claro, da aquisição dos hábitos saudáveis: alimentação balanceada e prática de exercícios, com foco no controle de peso”, completa.

Pexels/freestocks.org

A seguir, o profissional dá dicas para eliminar a flacidez pós-parto

"O ideal é que no início, os exercícios sejam realizados de forma isométrica, ou seja, com o corpo estático, sem movimento", ressalta Netto.

FreePik

Prancha ventral

Reprodução

Prancha lateral

Reprodução

Segundo Eduardo Netto, com a melhora do controle do movimento pode-se iniciar os exercícios com movimento

Veja exemplos!

FreePik

Perdigueiro

Reprodução

Abdominal infra (flexão do quadril sobre as coxas)

Reprodução

Flexão parcial do tronco

Reprodução

Escalador Diagonal

Reprodução

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Siga também o perfil do iG Delas no Instagram!