Quer envelhecer bem? Essas 8 dicas vão encurtar o caminho!

Todo mundo quer envelhecer feliz, com saúde, disposição e autonomia para não depender de ninguém. É possível, mas esse é um caminho que precisa começar a ser trilhado agora. Quanto mais cedo a caminhada começa, de preferência na juventude, maior a garantia de atingir o objetivo. Veja, agora, as principais dicas para conseguir conquistar um envelhecimento saudável!

Consome cigarro e álcool? Cuidado

Essa decisão de uma envelhecimento saudável passa por escolhas importantes que não podem mais esperar. A mais imediata é não fumar. Se é o seu caso, aproveite esta oportunidade e pare agora. Praticar atividade física e moderar o consumo de álcool também é obrigatório.

Reavalie seu prato agora mesmo

Diogo Cirico, nutricionista funcional e responsável técnico pela Growth Supplements, explica que, entre as mudanças de vida, a alimentação é a que mais influencia na qualidade de vida. “Não existe atalho. O único caminho passa pelo alto consumo de frutas, vegetais, grãos integrais, peixes e aves, consumo moderado de laticínios, baixo de açúcares e, moderado em gorduras saturadas e alimentos processados”, explica o nutricionista.

Gerencie o estresse

O grande perigo do século passado eram as doenças infecciosas. Agora, o desafio para envelhecer bem é gerenciar o estresse. Como enfrentamos diversas formas de estresse, não há uma fórmula única e mágica, mas há estratégias que todos podem usar. “Para alguns, basta reorganizar a rotina diária de tarefas; outros adotam um hobby. Atividades como ioga, tai chi chuan, meditação e uso de técnicas de respiração também têm bons resultados”, enumera.

Tenha boas noites de sono

Cirico explica que o corpo humano precisa parar para repor as energias, portanto, boas noites de sono são indispensáveis. “O corpo é a única máquina que quanto mais usamos, menos ela se desgasta, mas mesmo assim algum desgaste naturalmente vai acontecer com o tempo. Um sono adequado repõe as energias e isso faz toda a diferença lá na frente”, observa.

Comece a se mexer

A atividade física ajuda na manutenção da massa e da função muscular, fundamentais para garantir autonomia para a pessoa idosa. “O exercício estimula o sistema musculoesquelético e isso acaba estimulando todos os outros sistemas do nosso organismo. Ele promove eficiência para o sistema nervoso central, afasta os riscos de doença neurodegenerativa, como Alzheimer, combate quadros de ansiedade, insônia e angústia”, lista o especialista. O recomendável, diz Cirico, é fazer no minimo 150 minutos de exercícios por semana, que podem ser divididos em cinco vezes de 30 minutos, por exemplo.

Atenção ao que importa

Durante o dia somos expostos a uma série de estímulos, poluição visual e auditiva. “Isso torna mais difícil ter atenção plena naquilo que estamos fazendo. Quando eu não consigo perceber as coisas por completo, posso passar a ver o copo sempre ‘meio vazio’. Medir a importância dos problemas nos ajuda a perceber que muitos não merecem tanta atenção. Podemos treinar o nosso cérebro para praticar a atenção plena e ver as coisas boas que acontecem ao nosso redor”, completa.

Você decide o seu envelhecimento

"Tão importante quanto a genética, que determina nossas predisposições a certas doenças, podemos enfrentar isso e definir como vamos envelhecer. Tudo o que consumimos e fazemos, e até mesmo os sentimentos bons e ruins, influenciam a forma como chegaremos na terceira idade. Ou seja: a gente decide hoje como vai ser a nossa velhice”, afirma Diogo.

Atividade física e mental

O especialista explica que o cérebro precisa estar em constante atividade e em aprendizagem para chegar afiado na terceira idade. “Tanto faz se for um livro técnico, palavras cruzadas ou um hobby, o importante é você reservar uma parte do seu tempo para atividades em que aprenda algo novo. Isso estimula a saúde dos neurônios e as interações entre eles, chamadas de conexões neurais. Cérebro também se treina e esse treino é o constante aprendizado, fundamental para ter um cérebro saudável na velhice, Ler um novo livro frequentemente está para a saúde do cérebro, assim como está uma uma rotina de treinamento físico para o sistema músculo esquelético”, explica e exemplifica Cirico.

Quer mais?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal do Telegram. Clique no link para entrar no grupo!

Ainda não acabou!

Siga também o portal do iG.