Xixi em pé e papel para encostar em maçanetas e descargas: dicas para usar banheiros públicos com segurança no Carnaval

Não é nada fácil ser mulher e precisar usar o banheiro fora de casa — pior ainda no Carnaval. Cuidar da saúde e manter a higiene é tarefa de todos (as), especialmente em banheiros públicos e químicos. Mas agora, principalmente neste período de festas, a atenção para esse tema precisa ser redobrada

Para as mulheres, dificuldade de usar banheiros públicos é ainda maior

O Carnaval é uma das épocas mais aguardadas pelos foliões, um momento de festa, alegria, dança, mas também de dificuldade na hora de ir ao banheiro. Para as mulheres, isso é ainda maior, já que conseguir fazer xixi em banheiros públicos se torna um desafio e requer malabarismo para não encostar no assento repleto de germes.

Pexels

Mulheres têm 50 vezes mais chances de terem infecção urinária

Segundo estudos, as mulheres têm 50 vezes mais chances de terem infecção urinária do que os homens. A doença atinge cerca de 80% da população feminina. Além disso, estima-se que apenas dentro de um vaso sanitário, é possível encontrar até 480 mil bactérias por cm².

Pexels

Marcas oferecem produtos que permitem às mulheres fazer xixi em pé

É o caso do e.pipi, um condutor urinário descartável, em formato de cone. Deve ser montado seguindo as instruções da embalagem, encaixado entre as pernas, direcionado com a ponta afunilada para o vaso e pronto! A embalagem, que vem com 10 unidades, também acompanha papel higiênico. Segundo a marca, o e.pipi é feito de papel biodegradável e de reflorestamento.

Divulgação

Segurar xixi não é opção

"Nós mulheres sempre nos preocupamos com o banheiro quando saímos de casa no Carnaval. Essa é uma situação que sempre gera debate e desconforto ao urinar, porque banheiros públicos ficam muito mais sujos. Nos questionamos se teríamos coragem de ir e ainda pensamos em não usar, o que também é uma opção ruim, já que aumenta as chances de contrair infecção urinária", diz Karen Geppert, fundadora da marca.

FreePik

No mercado, também é possível encontrar opções de silicone, que podem ser reutilizadas

É o caso do Uriny, da marca Fleurity, já conhecida por seus coletores menstruais. A higienização pode ser feita nas torneiras dos banheiros, apenas com água. Em locais em que não há torneira, como nos banheiros químicos, é possível guardar o condutor urinário em um saco impermeável e lavar quando chegar em casa.

Divulgação

Higiene continua sendo preocupação

De acordo com dados da Pesquisa Global de Higiene e Saúde, realizada pela Essity em 2022, as medidas de higiene continuam sendo uma grande preocupação para a sociedade — ainda mais no pós-pandemia... Em 2020, a pesquisa apontou que mais da metade dos entrevistados evitavam utilizar sanitários públicos por não os considerarem suficientemente higiênicos. No ano seguinte, o número subiu para 66%, e na edição de 2022, 77% das pessoas se declararam inseguras quanto à higiene dessas instalações.

Pexels

No Brasil, a preocupação é ainda maior

A análise de comportamento também apontou que os brasileiros têm maior preocupação com bons padrões de higiene — porcentagem acima da média global — em espaços públicos Por aqui, 48% das pessoas são mais conscientes sobre higiene e sua importância para evitar a propagação de infecções, enquanto em outros países essa preocupação cai para 39%.

FreePik

Como nesta época do ano, fica difícil evitar usar banheiros públicos, a Tork®, líder em higiene e limpeza profissional da marca Essity, também traz oito dicas para um uso seguro durante o Carnaval e para evitar o contágio em locais públicos

FreePik

1) Evite sentar diretamente na superfície do vaso sanitário

FreePik

2) Não utilize banheiros que pareçam sujos ou que tenham uma superfície molhada

Pexels

3) Verifique se a descarga está funcionando e em sua capacidade máxima

Pexels

4) Jogue os papeis higiênicos no lixo

FreePik

5) Não toque em nada diretamente com as mãos

Use papel higiênico para manusear tudo nos banheiros públicos, desde a chave da porta até a descarga do sanitário.

FreePik

6) Lave as mãos com sabão por pelo menos 20 segundos

Pexels

7) Seque as mãos com toalhas de papel, de preferência de um dispenser

FreePik

8) Use álcool gel certificado com mais de 70% de etanol, mesmo que você tenha lavado as mãos

Pexels

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Siga também o perfil do iG Delas no Instagram!